Logo Folha de Pernambuco

AGENDA

Donald Trump Jr. viajará à Groenlândia

A Groenlândia é um território autônomo, mas faz parte do Reino da Dinamarca

Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald TrumpPresidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: Jim Watson/AFP

O filho mais velho de Donald Trump viajará para a Groenlândia, informou, nesta segunda-feira (6) o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca, duas semanas depois de o presidente eleito dos Estados Unidos fazer referência à soberania desse território autônomo pertencente à Dinamarca.

"Tomamos nota da visita planejada de Donald Trump Jr. à Groenlândia", afirmou a diplomacia dinamarquesa à AFP. Não se trata de "uma visita oficial americana", acrescentou.

Pouco antes do Natal, Donald Trump declarou que, "pelo bem da segurança nacional e da liberdade em todo o mundo, os Estados Unidos acreditam que a propriedade e o controle da Groenlândia são uma necessidade absoluta".

O governo dessa imensa ilha no Ártico respondeu na época que seu território não estava à venda, da mesma forma que já havia reagido a declarações semelhantes de Trump em 2019.

Na noite desta segunda, o magnata publicou em sua rede social Truth Social que seu filho "Don Jr. e vários representantes viajarão para lá [Groenlândia] para visitar algumas das áreas e paisagens mais magníficas".

"A Groenlândia é um lugar incrível e as pessoas vão se beneficiar tremendamente se -- e quando -- ela se tornar parte de nossa Nação", escreveu o presidente eleito.

A visita de Donald Trump Jr. é de caráter privado e nenhum detalhe sobre a viagem foi divulgado, informou o diplomata da Groenlândia Mininnguaq Kleist à emissora pública dinamarquesa DR.

Segundo Kleist, o filho mais velho de Trump não planeja se reunir com autoridades da ilha durante sua estada.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, deveria se reunir em Copenhague com o rei da Dinamarca, Frederik X, mas o encontro foi adiado por questões de agenda, conforme noticiado pela imprensa local.

Em seu discurso de Natal, Egede afirmou que seu país precisa "dar um passo à frente" e definir seu futuro "especialmente no que diz respeito aos nossos parceiros comerciais e às pessoas com quem devemos trabalhar mais de perto".

"Nossa cooperação com outros países e nossas relações comerciais não podem continuar sendo realizadas apenas por meio da Dinamarca", insistiu.

A Groenlândia é um território autônomo, mas faz parte do Reino da Dinamarca.

Veja também

Em caso similar ao Brasil, advogados chilenos acusam soldado israelense de crime de guerra
DENÚNCIA

Em caso similar ao Brasil, advogados chilenos acusam soldado israelense de crime de guerra

Maduro anuncia captura de sete ''mercenários'' na Venezuela, incluídos dois americanos
PRISÃO

Maduro anuncia captura de sete ''mercenários'' na Venezuela

Newsletter