COROAÇÃO DE CHARLES III

Dos EUA à China, as mensagens de cumprimentos para o rei Charles III

Vários países parabenizaram o novo rei britânico coroado, neste sábado (6), aos 74 anos

Rei Charles IIIRei Charles III - Foto: Odd Andersen/AFP

EUA celebra a "longa amizade"
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou o rei Charles III e a rainha Camilla por sua coroação, e celebrou a "longa amizade" entre seus dois povos, em uma mensagem em sua conta no Twitter.

"A longa amizade entre Estados Unidos e o Reino Unido é fonte de força para os nossos dois povos", afirmou.

Um "símbolo de estabilidade" para a UE
A coroação de Charles III "é um testemunho da força duradoura da monarquia britânica, um símbolo de estabilidade e continuidade", disse no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"Meus parabéns ao rei Charles III e à Rainha Camilla", acrescentou, em uma mensagem acompanhada por fotos da cerimônia na Abadia de Westminster, na qual esteve presente.

China defende o "desenvolvimento" e a "paz"
Em sua mensagem de parabéns ao novo monarca britânico, o presidente chinês, Xi Jinping, pediu que Londres aplique uma estratégia de longo prazo para a "paz" e para a "cooperação".

"A China e o Reino Unido, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, devem adotar uma abordagem estratégica e de longo prazo para promover o movimento histórico em direção à paz, ao desenvolvimento e à cooperação benéfica para todas as partes", declarou o chefe de Estado, citado pela agência oficial de notícias.

"A China está disposta a trabalhar com o Reino Unido para melhorar a amizade entre os seus dois povos", acrescentou Xi.

Alemanha celebra um aliado para o clima
Em visita ao Quênia, o chefe do governo alemão, Olaf Scholz, saudou a coroação de um aliado na luta a favor do meio ambiente.

"Para mim, era e é muito importante que seja alguém que esteja comprometido com uma estreita cooperação entre o Reino Unido e a União Europeia e que também tenha sua própria luta para avançar na proteção climática", disse. "Isso também nos ajudará", acrescentou.

Amigos da França
O presidente da França, Emmanuel Macron, cumprimentou pelo Twitter o rei Charles III, da Grã-Bretanha, e a rainha Camilla, "amigos da França".

"Parabéns ao rei Charles III e à rainha Camilla, amigos da França", escreveu o chefe de Estado francês, que assistiu à cerimônia em Londres com sua esposa, Brigitte.

Macron se sentou ao lado de Lula na cerimônia.

Os "melhores votos" da Itália
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, enviou pelo Twitter os seus "melhores votos ao rei Charles III, à rainha Camilla e a todo o povo britânico".

A líder da extrema direita também aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho artesanal italiano, exposto na Abadia de Westminster, onde Charles III foi coroado.

O "Cosmati Pavement", mosaico sobre onde foi colocado o trono, foi "magistralmente criado por artesãos italianos" e "segue impressionando o mundo até hoje e recordando a rica cooperação entre a Itália e o Reino Unido que, estamos certos (...) se aprofundará ainda mais com o rei Charles", destacou Meloni.

Um "amigo fiel da Grécia"
Em uma mensagem em inglês publicada no Twitter, o ministério grego das Relações Exteriores "cumprimentou calorosamente a sua Majestade, o rei Charles III", a quem se referiu como um "amigo fiel da Grécia"

"Desejamos a ele sucesso em suas missões e esperamos continuar nossa excelente cooperação e aprofundar ainda mais nossas históricas relações bilaterais", acrescentou a pasta.

Otan destaca um "símbolo de força duradoura"
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, viu a coroação, à qual assistiu, como um "símbolo da força duradoura" do Reino Unido, país-membro da Aliança militar transatlântica.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter