Logo Folha de Pernambuco

São João nos hospitais

Doutores da Alegria levam espetáculo de São João para pacientes do IMIP

Na história, os doutores encenam, de forma animada e descontraída, o espetáculo "Presepada de São João"

Doutores da AlegriaDoutores da Alegria - Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Alegria, forró e diversão. Os Doutores da Alegria iniciaram, nesta segunda-feira (19), a comemoração do São João nos hospitais do Recife com cortejo junino de palhaços e apresentação de uma peça. A primeira parada foi o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). 

Na história, os doutores encenam, de forma animada e descontraída, o espetáculo "Presepada de São João", baseado no cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”. Na peça, o noivo, Dr. Gonda (Tiago Gondim), é doidinho pela noiva, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), mas morre de medo do pai dela, Dr. Micolino Lampião (Marcelino Dias). E, para não encarar a fera, esse palhaço apronta um monte de presepadas, vistas e comentadas de perto pela dupla de fuxiqueiros: Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago (Wagner Montenegro).

O folheto foi escrito por Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria, que também assina a direção da peça. A assistência de direção é de Marcelo Oliveira e a produção de Nice Vasconcelos.

"Foi um processo muito leve, muito divertido e muito desejado por toda a equipe, porque esse é um momento muito importante das festas populares que estão acontecendo no Estado inteiro e que as crianças hospitalizadas não teriam acesso se nós não trouxessemos a festa aqui pra dentro. Pra gente, é uma alegria imensa poder estar aqui no IMIP duas vezes por semana, criando esse vínculo, criando essas histórias com as crianças ao longo do ano inteiro. Então, é sempre muito emocionante poder ver a reação das crianças quando recebem os palhaços, como elas conseguem, aos pouquinhos, ir mudando o seu estado, e entedendo que o hospital também é um local possível para brincadeiras", diz Arilson Lopes.

Alegria para toda a família

Acompanhada da filha Ágata, de 2 anos, que faz tratamento para Leucemia Linfoide Aguda, Maria Clara Silva diz que os Doutores da Alegria deixam o ambiente do hospital alegre e divertido. "É gratificante ter eles por aqui, que já é um ambiente muito pesado para se estar. As crianças vivem tensas, estressadas, por conta dos procedimentos, mas eles trazem essa alegria, de fato. Trazem essa animação mesmo. Brincam com as mães e deixam a gente mais tranquilas. As crianças brincam, se distraem, se divertem. Eles deixam o ambiente muito mais leve", diz. 

Já Thiago Róger, pai de Cauã - que faz tratamento para neuroblastoma -, chama a atenção sobre a importância da ação dos palhaços nos hospitais. "Eles são pessoas maravilhosas que vêm trazer alegria para essas crianças, que estão precisando. Levantar o astral deles. E isso é super importate num momento que eles estão passando. Esses doutores são pessoas que a gente fica sem palavras para definir. Eles vêm trazer uma alegria contagiante", conta.

Programação nos hospitais

20/06, terça-feira, às 10h, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e, às 11h30, no Procape

21/06, quarta-feira, às 10h, no Hospital da Restauração

22/06, quinta-feira, às 10h, no Hospital Barão de Lucena

 

Veja também

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos
Folha Pet

Veja 4 mitos e verdades sobre os hábitos alimentares dos gatos

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles
Extinção

Europa registra primeira extinção provável de uma ave desde que existem controles

Newsletter