Carnaval 2023

Dragão do Eu Acho é Pouco é um dos homenageados do Homem da Meia-Noite em 2023; veja lista completa

No próximo ano, o Calunga mais famoso das ladeiras de Olinda celebra 91 anos de folia

Dragão do Eu Acho é Pouco é um dos homenageados do Homem da Meia-Noite em 2023Dragão do Eu Acho é Pouco é um dos homenageados do Homem da Meia-Noite em 2023 - Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

O Homem da Meia-Noite anunciou, nesta terça-feira (22), os sete homenageados para o Carnaval de 2023: o multiartista Helder Vasconcelos, a dupla Mateus e Catirina, o Dragão do Eu Acho é Pouco, o bloco Boi de Zé da Macuca e os foliões Homem da Paz, Homem do Tempo e Homem da Bruxa

No próximo ano, o Calunga mais famoso das ladeiras de Olinda celebra 91 anos de folia e animação com o tema “Brincantes”, como forma de homenagear os foliões e de convocar a população para a brincadeira carnavalesca.

Os detalhes sobre o desfile foram repassados durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã na sede da agremiação, na Estrada de Bonsucesso, no Sítio Histórico de Olinda.

Acostumado a reunir multidões, o bloco não desfila com a presença do público desde 2020, devido às restrições da Covid-19. Agora, após dois anos sem encontrar os foliões, a expectativa é de que o Calunga volte a descer as ladeiras do Sítio Histórico em 2023. Como tradicionalmente ocorre, o Calunga deve comandar a festa entre a noite do Sábado de Zé Pereira e a manhã do domingo de Carnaval.   

Como destaca o presidente do bloco, Luiz Adolpho, a saída do Homem da Meia-Noite é um dos momentos mais aguardados no Carnaval pernambucano, com a ansiedade sendo ainda maior em razão da pandemia.

“Eu acredito que a expectativa maior é de esperança. A gente precisa ter muita esperança que esse sonho se concretize no ano que vem, com muito respeito à vida, com muito equilíbrio nas nossas tomadas de decisões, que foi assim que norteou nesses dois anos que nós estivemos ausentes do Carnaval. Que a gente possa voltar a levar o Homem da Meia-Noite para os braços do povo, é esse o nosso sentimento”, disse.

“E esse ano o Homem da Meia-Noite presta uma reverência aos foliões, que se vestem de alegria e fazem desse momento um momento único. A gente faz uma homenagem ao povo, àquelas pessoas que amam o Carnaval e que levam essa alegria para outras pessoas, para a nossa cidade e para o mundo”, acrescentou.

Intérpretes de Mateus e Catirina, Everaldo Dever e Riva Santos estavam entusiasmados com a homenagem. “Quando a gente recebeu o telefonema dizendo que Everaldo Dever e Riva Santos, que representam Mateus e Catirina no mundo todinho, iam ser homenageados por esse grandioso Homem da Meia-Noite, a gente começou a tremer”, lembrou a artista.

“A gente foi chamado junto com esse pessoal maravilhoso que são os fazedores de cultura de Pernambuco, está todo mundo aqui hoje junto. E a gente quer agradecer ao presidente e a toda a produção do  Homem da Meia-Noite”, completou o ator.

Representando a agremiação Eu Acho é Pouco, Luciana Veras falou sobre o orgulho ao saber da homenagem. “Eu acho que a esperança vai ser a tônica do Carnaval 2023, depois desses dois anos sem a folia estar nas ruas. Receber essa homenagem do  Homem da Meia-Noite é uma honra, um prazer, é algo que extrapola as palavras”, disse.

Em 2023, o Calunga usará uma roupa especial confeccionada pela design de moda Jaqueline Tamboo, coordenadora do Centro de Moda de Olinda. “Estou muito feliz e muito honrada com esse convite. O pessoal pode esperar uma grande homenagem aos brincantes, às pessoas que fazem o Carnaval de rua e a todo mundo que ama essa celebração”, disse.

O Gigante receberá o traje em Garanhuns, no Agreste do Estado, durante o cortejo “O Encontro dos Relógios”, marcado para a meia-noite do dia 1 para o dia 2 de fevereiro, data de aniversário do Homem da Meia-Noite. “Garanhuns com suas tradições culturais recebeu com muita alegria essa parceria com o Homem da Meia Noite. Será uma alegria para nós”, comentou a secretária de cultura de Garanhuns, Sandra Albino. 

“Falar do Homem da Meia Noite é emocionante. Desde julho formamos uma comissão para tratar do carnaval. Vai ser o maior do planeta depois de dois anos de pandemia. Eu acredito que vai ser o maior Carnaval da história”, frisou o secretário-executivo de Cultura de Olinda,  Rodrigo Melo.

Veja também

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca
clima

Distrito Federal registra chuvas isoladas após 157 dias de seca

Rússia "condena firmemente" assassinato de líder do Hezbollah por Israel
Guerra

Rússia "condena firmemente" assassinato de líder do Hezbollah por Israel

Newsletter