Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Drive-thru reforça vacinação contra poliomielite no Recife

O esquema de imunização tem início nesta terça-feira (10) até a próxima quinta-feira (12)

Foram disponibilizadas mais de 81 mil doses da vacinaForam disponibilizadas mais de 81 mil doses da vacina - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A partir desta terça-feira (10) crianças de 1 a menores de 5 anos que ainda não receberam a dose da vacina de poliomielite poderão ser imunizadas por meio de drive-thru em pontos específicos no Recife. O esquema irá ocorrer até quinta-feira (12). Cada dia o esquema será realizado em um local diferente, entre as 8h e 16h. A iniciativa da Prefeitura do Recife, durante a última semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite, tem o objetivo de melhorar a cobertura vacinal contra a doença na cidade.

Na terça-feira (10), será montado na avenida Norte, no bairro da Macaxeira, em frente à Escola Técnica Estadual Miguel Batista. Já na quarta (11), o esquema será realizado na Avenida Boa Viagem, no Pina, no recuo da rua Antônio de Góes. Na quinta (12), último dia do drive, os profissionais da Sesau vão aplicar as doses no ponto montado na Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, no recuo antes do viaduto da Avenida Norte, sentido Recife. No drive, a vacinação é exclusiva para crianças, contra poliomielite.

Foram disponibilizadas mais de 81 mil doses da vacina. Segundo a coordenadora de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, a meta é imunizar pelo menos 95% das crianças dentro dessa faixa etária. “O importante é que a gente vacine 95% dessa população, para evitar que o vírus da poliomielite seja introduzido novamente no Brasil. Ainda existe pólio em dois países do mundo, Afeganistão e Paquistão, enquanto houver um caso da doença no mundo é uma ameaça para que o vírus seja reintroduzido, isso se a gente não manter as coberturas altas”, diz.

Como forma de aumentar a adesão da população à campanha, a Secretaria de Saúde de Recife (Sesau) está mantendo o horário estendido, das 8h às 21h, de dez unidades de saúde, e também a imunização nas mais de 140 salas de vacina. Esta ação é voltada para as três Campanhas de vacinação que foram prorrogadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) até o dia 13 de novembro: focadas em crianças de 1 ano a menores de 5 anos contra poliomielite; crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacina; e pessoas de 20 a 49 contra o sarampo.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter