Logo Folha de Pernambuco

Iêmen

Drone atinge navio em frente ao Iêmen, diz agência de segurança marítima britânica

Segundo a Ambrey, outra companhia britânica especializada em riscos marítimos

Bandeira do IémenBandeira do Iémen - Foto: Reprodução

Um drone atingiu um navio que passava pelo golfe de Áden, em frente à costa do Iêmen, informou, nesta quarta-feira (17), uma agência britânica de segurança marítima, pouco depois dos rebeldes huthis, apoiados pelo Irã, anunciarem sua intenção de continuar atacando embarcações na região.

O incidente “provocou um incêndio”, que foi controlado, e “a embarcação e sua tripulação se encontram a salva” e se dirigem para a próxima escalada de sua rota, informou a agência de Operações Comerciais Marítimas do Reino Unido (UKMTO).

Segundo a Ambrey, outra companhia britânica especializada em riscos marítimos, o navio impactado é um graneleiro com bandeira das Ilhas Marshall, que foi atingido enquanto navegava a sudeste da cidade iemenita de Áden.

Por enquanto, a autoria do ataque não foi reivindicada.

Desde meados de novembro, os rebeldes iemenitas huthis, alinhados ao regime iraniano, multiplicaram seus ataques no Mar Vermelho e em águas vizinhas contra navios que consideraram alocados a Israel.

Afirmam agir em solidariedade com os palestinos da Faixa de Gaza, bombardeados e sitiados por Israel em resposta ao ataque em 7 de outubro por milicianos do movimento islâmico Hamas em solo israelense.

Nos últimos dias, Estados Unidos e Reino Unido atacaram várias posições dos huthis, que retaliaram, transferências de navios americanos.

Nesta quarta-feira, Washington anunciou que teve especiais a inclusão dos huthis em sua lista de grupos “terroristas”.

Veja também

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Newsletter