Logo Folha de Pernambuco

mundo

Duas explosões submarinas foram registradas antes de vazamentos nos gasodutos Nord Stream

Uma primeira "emissão massiva de energia" com magnitude de 1,9 foi registrada durante a noite de domingo (25) para segunda-feira (26)

Comando de Defesa Dinamarquês mostra o vazamento de gás no gasoduto Nord Stream 2Comando de Defesa Dinamarquês mostra o vazamento de gás no gasoduto Nord Stream 2 - Foto: Handout / Danish Defence / AFP

Duas explosões submarinas "provavelmente devido a detonações" foram registradas perto dos locais dos vazamentos dos gasodutos Nord Stream 1 e 2 pouco antes de sua detecção, informou nesta terça-feira (27) um instituto sísmico sueco.

Uma primeira "emissão massiva de energia" com magnitude de 1,9 foi registrada durante a noite de domingo (25) para segunda-feira (26) às 02h03 (21h03 de domingo no horário de Brasília) a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm e outra de magnitude 2,3 às 19h04 (14h04 de Brasília) de segunda ao nordeste da ilha, explicou à AFP Peter Schmidt, da Rede Nacional Sísmica Sueca.

"Nós interpretamos como vindo com a maior probabilidade de alguma forma de detonação", disse ele.

Os gasodutos Nord Stream 1 e 2 têm sido foco de tensão geopolítica na Europa nos últimos meses, desde que a Rússia cortou seu fornecimento para a Europa em resposta às sanções ocidentais contra Moscou por invadir a Ucrânia.

Os dois gasodutos, administrados por um consórcio com participação  majoritária do grupo estatal russo Gazprom, não estão operando atualmente. No entanto, ambos ainda contêm gás, que está vazando desde segunda-feira.

Em fotos tiradas pelo exército dinamarquês nesta terça-feira, grandes bolhas podem ser vistas na superfície da água, emanadas de três vazamentos localizados nas águas da Suécia e da Dinamarca, com diâmetros entre 200 e 1.000 metros.

Veja também

Newsletter