Duas toneladas de brinquedos falsificados, avaliados em R$ 500 mil, são apreendidos no Recife
Os materiais apreendidos estavam sem selo do Inmetro
Mais de duas toneladas de brinquedos importados falsificados, avaliados em R$ 500 mil, foram apreendidos nesta quinta-feira (22), no bairro de São José, na área central do Recife, durante a operação "Happy Children" (criança feliz).
A ação foi realizada pela Receita Federal, em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), e teve como alvo uma empresa distribuidora de brinquedos, de nome não divulgado. Quatro pessoas foram presas em flagrante.
No local, os materiais apreendidos estavam sem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Também foram encontradas cartelas com indícios de falsificação dos selos.
Leia também
• Homem leva chute de vigilante ao cobrar atendimento para mulher em hospital
• Recife disponibiliza mais de 150 unidades de saúde que vacinam contra o HPV
• "Depois da saúde, o emprego é a coisa melhor que a gente tem", diz Luiza Trajano no Recife
De acordo com a PCPE, os presos foram encaminhados para a delegacia no bairro, onde serão apresentados em audiência de custódia.
A Receita Federal alerta que os produtos falsificados, além de não conter as mesmas garantias dos originais, e não atender as especificações técnicas de fabricação, higiene e segurança, podem causar mal à saúde do consumidor. O comércio dos materiais também provoca a concorrência desleal.
A operação contou com a presença de 16 agentes, entre agentes da Delegacia do Consumidor e representantes da Receita Federal.