Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

'É preciso dizer que o Brasil precisa agir', diz André Longo sobre controle das variantes

André LongoAndré Longo - Foto: Heudes Regis/SEI

A confirmação dos primeiros casos da variante indiana do novo coronavírus no Brasil, nesta quinta-feira (20), no estado do Maranhão, acendeu o sinal de alerta sobre o contágio do novo coronavírus no País. Em coletiva realizada na tarde desta quinta (20), o secretário estadual de Saúde, André Longo, avaliou o impacto dessa nova cepa na estratégia de combate à pandemia e procurou apontar a responsabilidades pela entrada dessa variante no Brasil.

"As variantes são sempre uma preocupação. Se o mundo estava preocupado com as variantes brasileira, seria muito importante que o Brasil estivesse também estivesse preocupado com as variantes que surgem em outros continentes", avaliou Longo. Segundo ele, apesar da orientação da Anvisa com o reforço das barreiras sanitárias na entrada de estrangeiros, o governo demorou para proteger portos e aeroportos.

"É preciso dizer que o Brasil precisa agir, pois o controle de portos e aeroporto é de reponsabilidade do governo federal, para conter ou pelo menos retardar a disseminação dessas variantes", disse. Segundo Longo, Pernambuco participou de uma reunião com o Ministério da Saúde - onde foi comunicado a detecção da variante no Maranhão, que informou que está atuando para bloquear a disseminação da nova cepa. "Há toda uma vigilância sendo feita com apoio do Ministério da Saúde. Esperamos que isso possa ser contido", afirmou.

"Hoje é fundamental um esforço do governo federal no sentido de uma vigilância mais efetiva para conter novas vartiantes que estão já trazendo repercussão da doença em outros países", cobrou o secretário.

Maranhão
A variante B.1.617 foi detectada em seis amostras coletadas em tripulantes do navio MV Shandong da ZHI, com bandeira de Hong Kong, ancorado em alto-mar na costa de São Luís, desde o dia 7 de maio.

Um dos tripulantes da embarcação, de nacionalidade indiana, está internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital particular de São Luís desde o sábado passado (15). Ele precisou ser levado de helicóptero do navio até a unidade de saúde.

CPI da Pandemia
Reforçando as medidas adotadas em Pernambuco desde o início da crise sanitária, André Longo afirmou que o estado "sempre resistiu ao negacionismo e seguiu a ciência". Ele disse, ainda, que em relação às informações que serão prestadas pelo Governo de Pernambuco à CPI da Pandemia, que está sendo realizada pelo Senado, haverá "transparência" na prestação de conta ao parlamento.

"A gente entende que a CPI está seguindo um propósito e tem obrigação de acompanhar as ações do Governo federal e também seguir os recursos que foram repassados aos estados. Pernambuco sempre foi muito transparente. Temos um núcleo gestor que está trabalhando para enviar todas as informações. A determinação do governador Paulo Câmara é que a gente preste todas as infomação solicitadas pelos senadores.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter