Logo Folha de Pernambuco

Blinken

É "urgente" que Israel facilite segunda rodada de vacinação contra pólio em Gaza, afirma Blinken

A Organização Mundial da Saúde iniciou uma campanha de vacinação em 1º de setembro

Os Estados Unidos instaram, nesta quinta-feira (31), Israel a facilitar urgentemente uma segunda rodada de vacinação contra a poliomieliteOs Estados Unidos instaram, nesta quinta-feira (31), Israel a facilitar urgentemente uma segunda rodada de vacinação contra a poliomielite - Foto: SAUL LOEB/AFP

Os Estados Unidos instaram, nesta quinta-feira (31), Israel a facilitar urgentemente uma segunda rodada de vacinação contra a poliomielite na Faixa de Gaza.

"É urgente que seja concluída nos próximos dias e estamos buscando que Israel facilite essa ação", disse o secretário de Estado, Antony Blinken, a repórteres.

A Organização Mundial da Saúde iniciou uma campanha de vacinação em 1º de setembro, após detectar o primeiro caso de pólio em 25 anos neste território palestino, devastado pela ofensiva militar israelense.

A primeira rodada de vacinação foi concluída e a segunda — essencial para desenvolver a imunidade — começou em 14 de outubro, conforme o previsto, mas foi interrompida devido aos intensos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza.

"Uma das coisas que foi bem-sucedida nos últimos meses foi a campanha de vacinação contra a pólio para centenas de milhares de crianças palestinas em Gaza", destacou Blinken. "Mas para que essa campanha seja concluída" é necessário que a segunda rodada seja realizada "em um determinado tempo" após a primeira.

Em meados de outubro, Blinken e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, alertaram que os Estados Unidos reteriam algumas ajudas militares a Israel se a situação humanitária em Gaza não melhorasse em um prazo de 30 dias, o qual terminará após a eleição presidencial americana na terça-feira.

"Tem havido um progresso real, mas insuficiente, e trabalhamos diariamente para garantir que Israel faça o que for preciso para assegurar que essa assistência chegue às pessoas que necessitam", acrescentou Blinken.

Veja também

Mais de 62 milhões já votaram antecipadamente nas eleições dos EUA
ESTADOS UNIDOS

Mais de 62 milhões já votaram antecipadamente nas eleições dos EUA

Situação da energia elétrica em Cuba segue "tensa", afirma ministro
Energia elétrica

Situação da energia elétrica em Cuba segue "tensa", afirma ministro

Newsletter