Logo Folha de Pernambuco

FENÔMENO

Eclipse solar neste sábado (14): saiba como observar o fenômeno de forma segura

Fenômeno poderá ser visto em Pernambuco, na tarde do sábado

Eclipse solar será visto na forma anularEclipse solar será visto na forma anular - Foto: Ferdinandh Cabrera/AFP

Um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano será no próximo sábado (14): o eclipse solar, que será visível em Pernambuco em sua forma anular e em todo o Brasil. Eclipses ocorrem quando algo que normalmente é visível fica momentaneamente impedido de ser visto por causa de uma sobreposição.

Ou seja, durante um eclipse solar, ficamos impedidos de ver o Sol devido à interposição da Lua entre o astro solar e o planeta Terra. Apesar da beleza e da raridade do evento, é importante atentar para cuidados na hora de observar o céu. 

Educador formador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Cleiton Batista destaca que, no caso do eclipse solar, é importante lembrar que, em nenhuma hipótese, se deve utilizar negativos de foto, filme radiográfico (raio x), óculos de Sol, vidros esfumaçados e outros utensílios não certificados. 

"Independente se vai ser em casa ou nos pontos que vai ter observação, é necessário seguir exatamente essas regras de segurança. Se for na forma indireta, existem formas de a gente estar projetando a luz do sol: numa parede, num anteparo, até mesmo dentro de uma caixa de sapato para observar o eclipse", detalha Cleiton Batista.

Caso a observação seja feita diretamente, completa Cleiton, é preciso usar filtros específicos para barrar os raios ultravioletas que podem causar danos aos olhos. 

"Estamos dando uma forma alternativa, que é utilizando o vidro retangulado e máscara do soldador, número 14. Tem que ser 14 ou números superiores para ter a segurança na observação", acrescenta o educador. A utilização de acessórios para observação sem a certificação internacional ISO 12312-2 pode causar perda da visão temporária e/ou permanente. 

O fenômeno pode ser visto com telescópios, binóculos e lunetas com filtros específicos para observação solar, com certificação internacional ISO 12312-2. Haverá programação para observação doeclipsenoObservatório da Sé e Espaço Ciência — confira aqui mais detalhes

Eclipse solar
No eclipse, a Lua estará alinhada entre a Terra e o Sol, deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda do Sol.

Em Pernambuco e nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piuaí, Maranhão, Amazonas, Pará e Tocantins, o eclipse será visível como anular. Nos demais estados do país, será parcialmente visível. A cobertura do disco solar na capital pernambucana chegará a 92,2% no ponto máximo do eclipse.

Quem observar o eclipse no Recife poderá perceber o Sol como um "anel de fogo", no pico, marcado para ocorrer às 16h47, cuja magnitude será de 0,922, numa escala que vai até 1.0. O início do fenômeno será às 15h31

Com duração de uma hora e 42 minutos, o fenômeno deixará de ser visto às 17h13 com o pôr-do-sol - o eclipse, no entanto, seguirá até 17h52, quando não será mais visível da capital pernambucana. 

O Nordeste terá as duas capitais brasileiras com melhor visualização do eclipse solar. Em Natal (RN), atingirá pico de 95,3% do disco solar coberto. Já em João Pessoa (PB), a magnitude do evento será de 94,9%

O fenômeno poderá ser observado na América do Norte, exceto em parte da Groenlândia; em toda a América Central; e na América do Sul, exceto ao sul do Chile e da Argentina.

Próximos eclipses
De acordo com o site Time and Data, especialista em catalogar eclipses e outros fenômenos astronômicos, 2023 ainda reserva um eclipse lunar parcial visível no Recife, no dia 28 de outubro. Na ocasião, cerca de 1,2% do disco lunar será coberto.

Os próximos eclipses solares visíveis no Recife acontecerão em 6 de fevereiro de 2027 (pico de 78,7% de cobertura), 26 de janeiro de 2028 (pico de 40,8%) e 20 de março de 2034 (pico de 78,8%).

Em 12 de agosto de 2045, o dia finalmente vai virar noite no Recife, quando está previsto um eclipse solar total. A magnitude desse fenômeno, que terá pico às 16h19 será de 100%, e a duração, de 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o seguinte será em 26 de outubro de 2125

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter