Edifício Holiday foi completamente desocupado
A operação de desocupação foi iniciada na manhã da última quinta-feira (21) e concluída no sábado (23). A remoção dos pertences segue durante esta semana
As seis famílias que ainda estavam no edifício Holiday deixaram seus apartamentos no último sábado (23). Agora o prédio, que foi condenado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Recife, está completamente desabitado. A operação de desocupação foi iniciada na manhã da última quinta-feira (21) pela Secretaria de Defesa Social (SDS), em conjunto com secretarias e órgãos do Estado, da Prefeitura do Recife, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Foram dias de muita negociação com os moradores, já que muitos não queriam deixaram seus lares.
Leia também:
Comissão de Alepe dá entrada a processo de tombamento do Holiday
Reformas no edifício Holiday trazem esperança para os moradores
"Em 72 horas, conseguimos, de forma muito tranquila, fazer com que os moradores entendessem o nosso trabalho e nossa preocupação com a segurança deles. A adesão foi total, por isso agradecemos a essa comunidade do Holiday, que foi extremamente receptiva e colaborativa. Também ressaltamos a qualidade do trabalho dos nossos negociadores no diálogo com os moradores. A solidariedade deu a tônica durante todo o processo. O sentimento é de satisfação pelas vidas salvas", disse o tenente coronel Ivanildo Torres, coordenador da operação. O edifício abrigava cerca de três mil moradores, quando uma decisão judicial interditou o local.
Com a saída de todos os moradores, a Prefeitura do Recife e a coordenação da operação continuam fazendo a remoção dos pertences que estão nos apartamentos desocupados. Até às 17h da próxima terça-feira (26), é o prazo final para os moradores comparecerem ao edifício e fazer o agendamento de mudança junto aos órgãos competentes. A partir de quarta feira (27), os pertences encontrados em cada apartamento irão para um depósito da PCR, onde serão inventariados e ficarão à disposição dos proprietários.