Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Egito não aceitará forças israelenses em sua fronteira com Gaza, afirma imprensa

Um dos principais obstáculos nas negociações para estabelecer um cessar-fogo foi a exigência de que Israel retire suas tropas da fronteira

Fumaça após ataque de Israel na Faixa de GazaFumaça após ataque de Israel na Faixa de Gaza - Foto: Eyad Baba/AFP

O Egito afirmou que não permitirá que as forças israelenses permaneçam em sua fronteira com a Faixa de Gaza, informou um meio de comunicação próximo aos serviços de inteligência egípcios nesta segunda-feira (26).

O país, que atua como mediador ao lado de Catar e Estados Unidos para alcançar um trégua entre Israel e Hamas, em guerra na Faixa de Gaza, "reiterou a todas as partes que não aceitará nenhuma presença israelense" no estratégico corredor Filadélfia, informou a Al Qahera News, citando uma fonte de alto escalão.

Um dos principais obstáculos nas negociações para estabelecer um cessar-fogo foi a exigência de que Israel retire suas tropas da fronteira, incluindo o ponto de passagem de Rafah, que era o único do território palestino que não era controlado por Israel antes do conflito.

As forças israelenses tomaram no início de maio a parte palestina do ponto de passagem de Rafah, localizado em uma via crucial para a chegada de ajuda humanitária à Faixa. A medida foi muito criticada pelo Egito e por outros países.

“O Egito está lidando com a mediação” entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas "com base em sua segurança nacional", disse a fonte à Al Qahera News.

Até o momento, as negociações geraram pouca esperança de um cessar-fogo, embora Washington tenha afirmado na sexta-feira que houve progresso.

O Hamas disse no domingo que uma delegação do Hamas se reuniu com mediadores egípcios e do Catar e depois deixou o Cairo, para onde os negociadores israelenses também deveriam viajar.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter