Egito promete 50 caminhões de combustível diários para Gaza quando a trégua começar
O ministro das Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty, anunciou neste sábado (18) que 50 caminhões-tanque entrarão na Faixa de Gaza diariamente quando o cessar-fogo no território palestino começar no domingo.
O ministro egípcio, cujo país atua como mediador, ao lado do Catar e dos Estados Unidos, no conflito entre Israel e o movimento palestino Hamas, explicou que o acordo prevê "a entrada de 600 caminhões por dia na Faixa, dos quais 50 serão caminhões de combustível".
A trégua deve entrar em vigor no domingo às 06h30 GMT (03h30 no horário de Brasília) e, de acordo com mediadores, permitirá a entrada em massa de ajuda humanitária.
Leia também
• Israel diz que 737 prisioneiros serão libertados na primeira fase do cessar-fogo em Gaza
• Acordo de cessar-fogo em Gaza entrará em vigor no domingo
• Governo israelense aprova acordo de trégua em Gaza
Centenas de caminhões estão estacionados no lado egípcio da passagem da fronteira de Rafah, que está fechada desde maio e é vital para levar ajuda a Gaza.
"Esperamos que 300 caminhões vão para o norte da Faixa de Gaza", onde milhares de pessoas vivem em condições extremas, de acordo com agências humanitárias, disse Abdelatty em uma entrevista coletiva conjunta com seu homólogo da Nigéria.