Logo Folha de Pernambuco

narcotráfico

El Salvador apreende mais de 1.500 quilos de cocaína no Pacífico

Bukele não especificou quantidade ou nacionalidade da tripulação detida

Soldados salvadorenhos da Força Naval a 920 milhas náuticas (1.704 km) após interceptar um navio equatoriano transportando 1.551 quilos de cocaínaSoldados salvadorenhos da Força Naval a 920 milhas náuticas (1.704 km) após interceptar um navio equatoriano transportando 1.551 quilos de cocaína - Foto: Assessoria De Imprensa Da Presidência De El Salvador / AFP

A Força Naval de El Salvador apreendeu mais de 1.500 quilos de cocaína transportados em um navio equatoriano nas águas do oceano Pacífico, informou o presidente Nayib Bukele nesta quinta-feira (17).

"920 milhas náuticas [1.704 km] a sudoeste de Bocana El Cordoncillo [...], um navio equatoriano que transportava 1.551 quilos de cocaína foi interceptado", disse o presidente em sua conta na rede X.

A tripulação do barco foi detida, mas Bukele não especificou sua quantidade ou nacionalidade.

O presidente indicou que uma hora e meia depois da captura do navio equatoriano, na mesma área foi detectada "uma segunda embarcação tripulada por três cidadãos mexicanos que iam receber a remessa" de drogas.

Os três mexicanos também foram detidos "e serão colocados à disposição dos tribunais", disse Bukele.

Com esta operação, El Salvador apreendeu "mais de 12 toneladas de drogas em alto-mar em menos de sete meses", acrescentou o presidente.

El Salvador e os demais países da América Central são classificados como países de trânsito de cocaína dos países produtores da América do Sul para os Estados Unidos.

Veja também

Presidente Arce descarta 'ceder' ante seguidores de Morales que querem 'incendiar' a Bolívia
bolívia

Presidente Arce descarta 'ceder' ante seguidores de Morales que querem 'incendiar' a Bolívia

Cuba enfrenta "emergência energética" por falta de combustível, diz presidente
CUBA

Cuba enfrenta "emergência energética" por falta de combustível, diz presidente

Newsletter