Logo Folha de Pernambuco

economia

El Salvador lança oferta de recompra de dívida por US$ 2,635 bilhões

A oferta será válida até 18 de novembro

Bandeira de El SalvadorBandeira de El Salvador - Foto: Reprodução/Internet

El Salvador lançou, nesta terça-feira (12), uma oferta de recompra da sua dívida soberana com vencimento entre 2027 e 2034, no valor de 2,635 bilhões de dólares (15,2 bilhões de reais), informou o presidente Nayib Bukele.

"Lançamos oficialmente outra oferta de recompra de nossa dívida externa com vencimento de 2027 a 2034. Todos os detentores de títulos da República de El Salvador podem acessar esta recompra pública e voluntária", anunciou o presidente em sua conta no X.

A oferta será válida até 18 de novembro, segundo nota informativa publicada por Bukele, que está de visita à Costa Rica.

Em outubro, Bukele informou que o país recomprou mais de 940 milhões de dólares da sua dívida soberana com vencimento entre 2027 e 2052.

Assim como o governo explicou anteriormente, a recompra tem como objetivo melhorar a "sustentabilidade" econômica de El Salvador.

Em junho, o país tinha uma dívida pública de 30 bilhões de dólares, equivalente a 84% do PIB, segundo o Banco Central de Reserva.

Ao iniciar o seu segundo mandato de cinco anos em 1º de junho, Bukele garantiu que concentraria seus esforços na melhoria da economia, depois de reduzir a mínimos históricos a violência que assolou o país com uma cruzada contra as gangues.

Veja também

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão
MUNDO

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29

Newsletter