TECNOLOGIA

Elon Musk afirma que chip cerebral da Neuralink vai tentar curar a cegueira

Empresa já obteve resultados promissores em testes com macacos

Elon MuskElon Musk - Foto: Stefani Reynolds/AFP

O bilionário Elon Musk fez novas sobre as capacidades do chip cerebral desenvolvido pela Neuralink, afirmando que a companhia vai tentar curar a cegueira. O empresário revelou nas redes sociais na quinta-feira, 21, que a empresa já obteve resultados promissores em testes com macacos, afirmando que a tecnologia permitiu que macacos cegos recuperassem a visão.

Em uma série de tuítes no X (ex-Twitter), Musk comparou o estágio inicial de desenvolvimento do chip, batizado de Blindsight, à resolução gráfica dos primeiros jogos da Nintendo, porém, destacou a promessa de superar a visão humana normal no futuro.

O Blindsight não é o primeiro chip cerebral criado pela Neuralink. A empresa já desenvolveu o chamado Telepathy, que permite aos usuários controlar computadores com a mente. Musk anunciou anteriormente um caso de sucesso, onde um paciente tetraplégico conseguiu mover o cursor do mouse de um computador usando apenas a mente.

O bilionário também enfatizou nas publicações que nenhum dos macacos submetidos aos testes com o dispositivo Neuralink sofreu danos graves. Anteriormente, a empresa foi acusada duas vezes de maus-tratos a animais.

Com a aprovação do primeiro teste pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA no ano passado, a Neuralink está avançando rapidamente em direção à implementação de sua tecnologia, já realizando testes em humanos. O procedimento padrão dos implantes da Neuralink envolve a inserção de 64 fios flexíveis no cérebro, que permitem a gravação e transmissão de sinais cerebrais para um aplicativo.

Veja também

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Newsletter