Logo Folha de Pernambuco

Elon Musk

Elon Musk se reuniu com embaixador iraniano para apaziguar tensões com EUA

Nem a equipe de transição de Trump nem a missão do Irã nas Nações Unidas confirmaram o encontro

Elon MuskElon Musk - Foto: Reprodução/Internet

O bilionário Elon Musk, aliado próximo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com o embaixador iraniano na ONU para tentar reduzir as tensões entre Teerã e Washington, informou o New York Times nesta terça-feira (14).

Citando duas fontes iranianas anônimas, o jornal afirma que o encontro em Nova York entre o homem mais rico do mundo e o embaixador Amir Saeid Iravani foi "positivo". Os dois se reuniram na segunda-feira por mais de uma hora, segundo o Times.

Nem a equipe de transição de Trump nem a missão do Irã nas Nações Unidas confirmaram, a princípio, o encontro.

Caso confirmada, a reunião pode ser um sinal de que Trump considera seriamente a diplomacia com o Irã e pode não optar por uma abordagem mais agressiva, defendida por membros conservadores do Partido Republicano e por Israel.

Também reforçaria a influência de Musk, proprietário da Tesla, da SpaceX e do X, que tem sido uma presença constante ao lado do presidente eleito e, segundo relatos, o acompanhou em ligações telefônicas com líderes mundiais.

Trump indicou o bilionário para liderar uma nova "comissão de eficiência governamental", junto com outro empresário, Vivek Ramaswamy.

Em seu primeiro mandato, Trump retirou os Estados Unidos de um acordo sobre o programa nuclear iraniano negociado por seu antecessor, Barack Obama, e promoveu uma política de "pressão máxima" contra Teerã.

No entanto, durante a última campanha, ele se mostrou aberto à diplomacia, apesar de seu apoio declarado ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que ordenou ataques militares contra o Irã em paralelo à guerra contra o Hamas em Gaza.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, considerado moderado dentro da República Islâmica, afirmou nesta quinta-feira que deseja esclarecer "dúvidas e ambiguidades" sobre o programa nuclear "pacífico" de seu país, ao receber o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi.

Veja também

Líder norte-coreano ordena "produção em massa" de drones explosivos
Drones

Líder norte-coreano ordena "produção em massa" de drones explosivos

Casa Astral Celebra as Artesãs de Pernambuco neste sábado (16)
Zona Norte

Casa Astral Celebra as Artesãs de Pernambuco neste sábado (16)

Newsletter