Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

90% dos profissionais de Saúde com Covid-19 em Pernambuco estão recuperados

Boletim da SES-PE apontou que 53 trabalhadores da rede estadual morreram desde o início da epidemia

Profissionais de Saúde estão entre os mais vulneráveis à infecção pela doença causada pelo novo coronavírusProfissionais de Saúde estão entre os mais vulneráveis à infecção pela doença causada pelo novo coronavírus - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Na linha de frente do combate à Covid-19, os profissionais de Saúde estão entre os mais vulneráveis à infecção pela doença causada pelo novo coronavírus. Entre 12 de março e 1º de julho, 35.571 trabalhadores da área foram testados em Pernambuco, segundo dados do boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa quinta-feira (2). Desse total, que envolve as redes públicas do Estado e dos municípios e o setor privado, 15.844 casos (44,5%) foram confirmados pelos exames laboratoriais. Mais de 90% já estão recuperados clinicamente e voltaram aos postos de trabalho.

O boletim faz um detalhamento das categorias profissionais ou funções dos infectados que atuam na rede pública do Estado. Em primeiro lugar entre os mais afetados estão os auxiliares e técnicos de enfermagem, com 3.992 infectados - o equivalente a 25,7% do total. Enfermeiros, com 1.631 casos (10,5%), e biomédicos, com 1.312 (8,4%) aparecem na sequência. Médicos totalizam 1.131 casos, 7,3% do geral do Estado.

Desde o início da epidemia da Covid-19 em Pernambuco, 53 servidores da SES-PE morreram em decorrência de complicações da doença. Atualmente 114 estão internados em hospitais e 54 cumprem isolamento domiciliar. Entre os infectados, a grande maioria, 72,5%, são mulheres. Já a faixa etária com maior quantidade de casos positivos é a de 30 a 39 anos, com 34,1% das confirmações. 

Segundo a SES-PE, Pernambuco foi o primeiro Estado do País a criar um protocolo para testar os profissionais de Saúde. “Isto ressalta o trabalho planejado e comprometido. Mobilizamos cerca de 10 mil profissionais para a nossa rede direta, entre concursados, contratados e remanejamentos nas unidades. Graças a isto, diferente de outros locais, a força de trabalho da Saúde não foi, em nenhum momento, um impeditivo para abrirmos leitos e para garantirmos a assistência à população”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo, em entrevista coletiva de imprensa online, nessa quinta-feira. “Mais uma vez, registro meu reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente - os verdadeiros heróis dessa batalha contra a Covid”, continuou André Longo.  

Recife 
Somente no Recife, foram testados 11.611 profissionais de Saúde das redes públicas e privada. Desses, 5.377 (46,3%) foram positivos para a Covid-19 e 5.562 (47,9%) foram descartados. No momento, há 672 casos em investigação (5,8%), entre servidores do Estado e das redes pública e privada do município - 72 afastados atuam na rede municipal da Capital. 

“É o menor numero de profissionais afastados por suspeita de Covid deste abril. Mais um indicador de que a transmissão no Recife conitnua em queda”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. De acordo com ele, até o momento, a rede municipal do Recife registrou seis óbitos entre servidores, sendo quatro técnicos de enfermagem, um enfermeiro e um agente de saúde. 

 

Veja também

Newsletter