Recife amplia leitos de UTI da Covid-19 e desativa vagas de enfermaria
Com a abertura dos 24 novos leitos de UTI, o Recife passa de 289 para 306 vagas
Com a demanda em baixa, a Prefeitura do Recife (PCR) desativou 210 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 nos hospitais de campanha montados nas Policlínicas Arnaldo Marques, Amaury Coutinho e Barros Lima, assim como as vagas do Hospital da Mulher do Recife. Apesar de fechar as vagas de enfermaria, a gestão municipal abriu 24 novos leitos de UTI para os pacientes mais graves, no Hospital Evangélico de Pernambuco e nos hospitais de campanha da Imbiribeira, dos Coelhos e do Hospital da Mulher.
Conforme divulgado pelo prefeito Geraldo Julio, na quarta-feira (1º), o número de novos casos da doença na Cidade está em queda há mais de 45 dias. A capital pernambucana fechou o mês de junho como responsável por 21% dos novos casos do Estado. Em abril, o índice chegou a ser de 54%.
"A desativação [dos leitos de enfermaria] se justifica pela mudança de perfil dos pacientes internados. Viemos percebendo que a taxa de ocupação das enfermarias é bastante inferior e que os pacientes frequentemente estão sendo internados em enfermarias de maior complexidade, como a UTI", disse o secretário municipal de Saúde do Recife, Jailson Correia, em entrevista coletiva online, nessa quinta-feira (2).
Leia também
• 90% dos profissionais de Saúde infectados em Pernambuco estão recuperados
• Taxa de retransmissão do coronavírus em Pernambuco está acima de 1, aponta estudo
• Com 45 dias de queda nos indicadores, Recife passa a ter 21% dos casos de Pernambuco
Atualmente, 65% dos pacientes internados nos leitos de UTI do Recife são moradores de outros municípios. Segundo os dados mais recentes da PCR, da última terça-feira (30), dos 169 pacientes internados nos leitos de UTI dos hospitais de campanha da Capital, 109 são de outras cidades e 60 são residentes do Recife.
Com a abertura dos 24 novos leitos de UTI, o Recife passa de 289 para 306 vagas. "Ficamos com cerca de 500 leitos de enfermaria na retaguarda, caso haja um aumento de casos. Os leitos desativados foram realocados para outras unidades da rede do Recife, como Hospital a Pessoa Idosa e a UPA-E do Ibura, dois equipamentos que serão entregues ao longo deste ano", acrescentou Jailson.
Estado
Dados do boletim epidemiológico da SES-PE dessa quinta-feira (2) mostram a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 em Pernambuco. Segundo a pasta, atualmente o Estado possui 1.764 leitos dedicados a pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus na rede pública estadual. Do total, 796 são de UTI e 968, de enfermaria. A taxa de ocupação encontra-se em 76% e 43%, respectivamente.