Logo Folha de Pernambuco

Vacina contra Covid-19

Em carta, brasilianistas pedem que Biden envie vacinas para conter Covid no país

Mais de 400 pessoas assinam o documento enviado ao presidente americano

Presidente Joe BidenPresidente Joe Biden - Foto: POOL / Getty Images via AFP

Uma carta aberta enviada ao presidente dos EUA, Joe Biden, pede que o governo americano se mobilize para acelerar a vacinação contra a Covid-19 e conter a propagação da doença no Brasil. Mais de 400 pessoas assinam o documento, incluindo brasilianistas (acadêmicos estrangeiros que estudam o Brasil) e brasileiros que moram no país.

No apelo ao americano, os autores da carta classificam a situação do sistema de saúde como próxima ao colapso. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, sete estados têm ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 acima de 90%, enquanto nove capitais ultrapassam a mesma taxa.

O texto também fala do risco do surgimento de novas variantes caso a situação não seja controlada. Por isso, o documento pede que Biden mobilize o apoio do governo americano junto a empresas, governos e parceiros internacionais para fornecer rapidamente vacinas e desacelerar a propagação do vírus no Brasil.

Ao mesmo tempo em que registra uma média móvel acima das mil mortes diárias há 4 meses, a imunização avança lentamente no país, com 26% da população adulta já tendo recebido ao menos uma dose. A produção de vacinas, por outro lado, já passou por pausas devido à falta de insumos. Desde o início da pandemia, o Brasil soma 449 mil mortes e 16 milhões de casos.

O texto também solicita que o presidente incentive parcerias entre empresas que desenvolvem e produzem os imunizantes e o Brasil, que possui uma "longa história de desenvolvimento e produção e capacidade de distribuí-las de forma eficaz em todo o país, devido ao seu Sistema Único de Saúde (SUS)", ressalta o documento.

O governo brasileiro, no entanto, rejeitou 70 milhões de doses da Pfizer no ano passado, conforme publicado pela Folha de S.Paulo e confirmado pela farmacêutica. À CPI da Covid do Senado, o gerente-geral da empresa na América Latina, Carlos Murillo, disse que a fabricante fez em 2020 ao Brasil ao menos cinco ofertas de vacinas.

A carta ao presidente americano, apoiada pela Rede dos Estados Unidos pela Democracia no Brasil (USNDB), é o primeiro passo de uma campanha para mobilizar a comunidade brasileira no país. A rede reúne mais de 1.500 pessoas em 234 faculdades e universidades em 45 estados americanos.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter