Agreste

Academia clandestina é fechada pelo Conselho Regional de Educação Física em Caruaru

O local mantinha portas e janelas fechadas para não ser identificado

Fiscalização aconteceu nessa quarta (12)Fiscalização aconteceu nessa quarta (12) - Foto: Divulgação/CREF

Uma academia clandestina foi interditada nessa quarta-feira (12) pelo Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF12/PE), no bairro de São João Escócia, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O espaço funcionava sem registro no Conselho e sem um responsável técnico, colocando em risco a saúde e a vida dos clientes. O local também mantinha portas e janelas fechadas para não ser identificado.

“No momento da fiscalização, o espaço estava sem nenhum profissional de educação física atuando. Os alunos treinavam sem orientação e um leigo, já reincidente, foi identificado como orientador das atividades, sendo conduzido à Delegacia de Polícia para responder criminalmente por exercício ilegal da profissão e crime contra as relações de consumo”, detalhou a 1ª vice-presidente do CREF12/PE, Nilluzia Arruda, que acompanhou o flagrante.

Fiscalização aconteceu nessa quarta (12)Local foi fechado após denúncia. Foto: Divulgação/CREF

O advogado e presidente do CREF de Pernambuco, Lúcio Beltrão, reforça que para exercer a profissão de educador físico não basta ser ex-atleta ou formado na área, é necessário estar regulararizado junto ao CREF.


“É imprescindível formação acadêmica em IES (Instituição de Ensino Superior) regular junto ao MEC e, claro, o registro no Conselho. Quem trabalha com Educação Física sem estar regular junto ao CREF responde criminalmente” explica o advogado.

O CREF alerta que academias devem expor, em local visível, o Certificado de Regularidade com o Conselho, e que também é importante cobrar do profissional de educação física que atende nesses espaços a Cédula de Identidade Profissional (CIP).

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima do exercício ilegal da profissão ou de espaços de prática da educação física clandestina. A denúncia deve ser feita pelo telefone (81) 9 8877 6678, pelo e-mail [email protected] ou pelo site do CREF12/PE

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter