crime

Em caso inédito nos EUA, homem é acusado de contrabandear gases de efeito estufa

Michael Hart, 58, é a primeira pessoa a ser investigada no país por violar regulamentações destinadas a conter o uso de produtos que contribuem para as mudanças climáticas

O americano Michael Hart, 58, é acusado de contrabandear produtos químicos que destroem a camada de ozônio; caso é inédito no paísO americano Michael Hart, 58, é acusado de contrabandear produtos químicos que destroem a camada de ozônio; caso é inédito no país - Foto: Freepik

Um homem do sul da Califórnia foi preso nesta segunda-feira (5) sob suspeita de contrabandear gases refrigerantes do México para os Estados Unidos. Conforme publicado pelo jornal americano ABC, promotores federais disseram que ele é a primeira pessoa a ser acusada de violar regulamentações destinadas a conter o uso de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

A acusação alega que Michael Hart, 58, contrabandeou produtos químicos que destroem a camada de ozônio. O material estaria escondido sob uma lona em seu veículo. Segundo a procuradoria local, o suspeito chegou a colocar o gás à venda na internet. Hart foi acusado nesta segunda-feira. Ele se declarou inocente de 13 acusações, incluindo conspiração, venda de materiais proibidos e importação ilegal.

Esta é a primeira acusação nos Estados Unidos relacionada a uma lei de 2020 que proíbe a importação de hidrofluorcarbonetos sem a permissão da Agência de Proteção Ambiental. Os gases refrigerantes são usados em aplicações como refrigeração, ar condicionado, isolamento de edifícios, sistemas de extinção de incêndios e aerossóis.

“Esta é a primeira vez que o Departamento de Justiça está processando alguém por importação ilegal de gases de efeito estufa, e não será a última”, disse a procuradora dos EUA, Tara McGrath, em comunicado. “Estamos usando todos os meios possíveis para proteger nosso planeta do dano causado por poluentes tóxicos”.

Hart foi ordenado a retornar ao tribunal em 25 de março.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter