Em celebração ao Dia Mundial do Coração, SBC-PE promove atividades no Colégio Militar do Recife
Oficinas de primeiros socorros e simulações realísticas estão entre as práticas promovidas no evento
O Dia Mundial do Coração é celebrado na próxima quinta-feira (29). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco (SBC-PE), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. Este número representa aproximadamente 30% de todas as mortes no país.
Para prevenir doenças do coração, o melhor plano de ação é adquirir hábitos saudáveis no cotidiano. Segundo o Dr. Carlos Japhet, presidente da SBC-PE: “Alimentação equilibrada, atividade física, diminuição do estresse e evitar uso excessivo de álcool e cigarro, já são um bom começo”. Outro ponto essencial é a visita ao médico com regularidade, desde a infância, para a descoberta precoce de possíveis doenças cardiovasculares.
Uma equipe da Associação Médica Brasileira (AMB), estará no Colégio Militar do Recife na quinta-feira (29), oferecendo treinamento de suporte básico de vida e primeiros socorros para cerca de 200 alunos através do Projeto SABE.
Leia também
• ONU pede para fazer mais para proteger a saúde mental no trabalho
• Ministério lança campanha de doação de órgãos e tecidos
• Coleta de dados sobre saúde bucal é prorrogada até 30 de setembro
Também serão realizadas simulações realísticas com o objetivo de instruir sobre como reconhecer uma parada cardíaca e iniciar os cuidados de ressuscitação imediatamente até a chegada da equipe de saúde.
Serão oferecidos, ainda, treinamentos para o uso de desfibrilador externo automático, item obrigatório em todo local de Pernambuco que tenha circulação diária acima de 2.000 pessoas, de acordo com a Lei Estadual de nº 13.109, de 2006.