Saúde

Em celebração ao Dia Mundial do Coração, SBC-PE promove atividades no Colégio Militar do Recife

Oficinas de primeiros socorros e simulações realísticas estão entre as práticas promovidas no evento

Modelo anatômico de um coração humanoModelo anatômico de um coração humano - Foto: Reprodução/Pixabay

O Dia Mundial do Coração é celebrado na próxima quinta-feira (29). Segundo dados da  Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco (SBC-PE), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades. Este número representa aproximadamente 30% de todas as mortes no país.

Para prevenir doenças do coração, o melhor plano de ação é adquirir hábitos saudáveis no cotidiano. Segundo o Dr. Carlos Japhet, presidente da SBC-PE: “Alimentação equilibrada, atividade física, diminuição do estresse e evitar uso excessivo de álcool e cigarro, já são um bom começo”. Outro ponto essencial é a visita ao médico com regularidade, desde a infância, para a descoberta precoce de possíveis doenças cardiovasculares.

Uma equipe da Associação Médica Brasileira (AMB), estará no Colégio Militar do Recife na quinta-feira (29), oferecendo treinamento de suporte básico de vida e primeiros socorros para cerca de 200 alunos através do Projeto SABE. 

Também serão realizadas simulações realísticas com o objetivo de instruir sobre como reconhecer uma parada cardíaca e iniciar os cuidados de ressuscitação imediatamente até a chegada da equipe de saúde. 

Serão oferecidos, ainda, treinamentos para o uso de desfibrilador externo automático, item obrigatório em todo local de Pernambuco que tenha circulação diária acima de 2.000 pessoas, de acordo com a Lei Estadual de nº 13.109, de 2006. 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter