Em comemoração do Dia do Ciclista, Detran-PE realiza ação educativa no Recife e em Olinda
O ato ocorre no domingo (20) e trará pontos importantes para segurança da população
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Drtran-PE) segue sua atuação na promoção de segurança para a população com ações educativas. Desta vez, técnicos do destacamento, auxiliados pela Turma do Fom-Fom, trupe de palhaços que ensinam sobre os perigos do trânsito, realizam uma orientação em comemoração ao Dia dos Ciclistas, celebrado no sábado (19), no Recife e em Olinda, um dia depois, no domingo (20).
Na capital, a ação será realizada na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, área central. Já em Olinda, o foco será na Praça do Fortim, no bairro do Carmo. Em ambos casos, o evento acontece das 9h às 12h.
Leia também
• Por causa do mau tempo, Aeroporto do Recife tem voos desviados e opera por instrumentos
• Apesar de greve, metrô volta a funcionar em horários de pico e ameniza transtornos
Nos dois locais, agentes de Fiscalização do Trânsito irão disciplinar medidas de segurança que devem ser tomadas por ciclistas. As instruções incluem pedalar com cuidado como o foco das orientações, destacando a necessidade do ciclista portar equipamentos obrigatórios, como retrovisor esquerdo, campainha, dispositivo refletor, além de sinalização noturna lateral e nos pedais.
No Recife, o caminhão da Turma do Fom-Fom estará no local com atividades lúdicas para instruir as crianças sobre as regras de trânsito. Entre as brincadeiras, joguinhos e adivinhações relativas a condutas nas vias e avenidas para conscientizar a garotada, que poderá multiplicar as lições com os pais e familiares.
Já em Olinda, será celebrado um ano da implementação das ciclovias na cidade. Para isso, a ação trará situações que devem ser evitadas durante a pedalada. O ciclista não deve pedalar em ruas movimentadas, não pegar “carona” em ônibus ou caminhão, pedalar sem usar fones de ouvido e nunca ingerir bebida alcoólica, antes de pegar a bicicleta. Também haverá orientações para respeitar o pedestre, que tem a preferência.