Logo Folha de Pernambuco

Diplomacia

Em cúpula em Brasília, Lacalle Pou critica defesa de Lula à Venezuela

"Fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa", disse o presidente do Uruguai

Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (à esquerda) ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (à esquerda) ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro  - Foto: Sergio Lima / AFP

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou, nesta terça-feira (30), o presidente Lula por ter defendido o venezuelano Nicolás Maduro, ao afirmar que as denúncias de autoritarismo na Venezuela se devem a uma "narrativa", durante uma reunião de líderes sul-americanos em Brasília.

"Fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa", disse Lacalle Pou, durante seu discurso perante Lula e os demais dirigentes presentes na reunião convocada por Lula para relançar a integração regional.

"Se há tantos grupos no mundo que estão tentando mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que os direitos humanos sejam respeitados, que não haja presos políticos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com a peneira", afirmou.

"Vamos usar o nome certo e vamos ajudar", afirmou Lacalle, que chamou Maduro de "ditador".

Lula, que voltou à Presidência em janeiro, reatou os laços diplomáticos com o governo de Maduro. Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) reconheceu Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela.

Na segunda-feira, o brasileiro recebeu com honras seu contraparte venezuelano e juntos ambos anunciaram o início de um "novo tempo" nas relações bilaterais.

Lula questionou as sanções internacionais "inexplicáveis" contra o líder venezuelano e seu governo.

"Companheiro Maduro, você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela: da antidemocracia, do autoritarismo", disse Lula.

"Cabe à Venezuela mostrar sua narrativa, que possa efetivamente fazer as pessoas mudarem de opinião", acrescentou.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter