Logo Folha de Pernambuco

VOLTA ÀS AULAS

Em dia de volta às aulas, Detran-PE faz ação de incentivo ao respeito pela faixa de pedestres

Três bairros do Recife recebem a intervenção nos turnos da manhã e tarde

Na volta às aulas, Detran-PE faz ação educativa de conscientização para respeito ao pedestre e para contribuir com a fluidez e boa convivência no trânsitoNa volta às aulas, Detran-PE faz ação educativa de conscientização para respeito ao pedestre e para contribuir com a fluidez e boa convivência no trânsito - Foto: Júnior Soares / Folha de Pernambuco

Esta segunda-feira (29) é marcada pela volta às aulas na rede privada de ensino, e para diminuir riscos de acidentes em zonas escolares, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) realiza uma ação educativa para incentivar o respeito pela faixa exclusiva para pedestres e evitar as filas duplas de veículos.

Os bairros contemplados foram Madalena, Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e Boa Viagem, na Zona Sul.

A previsão do órgão é que cidades como Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Arcoverde também sejam contemplados com a intervenção. O critério de escolha das localidades é o grande fluxo de alunos durante o período escolar. A programação prossegue no início de fevereiro em escolas da rede pública da Região Metropolitana do Recife.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

“Essa intervenção é necessária já no primeiro dia da volta às aulas, que é um dia de adaptação. Então, o Detran vai estar em várias escolas, até o final da semana, sejam elas públicas ou privadas, para lembrar aos pais e alunos sobre o respeito às leis para termos um trânsito mais harmônico”, diz André Trajano, diretor-geral do Detran-PE.

Uma equipe da Turma do Fom-Fom ensina, de forma lúdica, que os veículos não devem parar em cima da faixa e que os pedestres precisam observar, com atenção redobrada, antes de atravessar.

Para um trânsito legal e seguro, é preciso:

Respeitar os limites de velocidade;

Atenção redobrada a pedestres e ciclistas;

Não estacionar em locais proibidos;

Uso correto da faixa de pedestres e áreas de embarque ;

Orientação e supervisão dos estudantes.

A advogada Elisa Maranhão, de 38 anos, levou os filhos Bernardo e Liz ao Colégio Equipe, onde acontece a ação. Ela avaliou como positiva a intervenção e elogiou a iniciativa.

“A conscientização do respeito ao trânsito e aos pedestres é muito importante para a gente e traz segurança. Isso também reafirma a responsabilidade de a gente estar sempre prudente e atento ao trânsito”, disse ela.

O empresário Marcos Rizzardi, de 30 anos, também compartilha desse pensamento. Ele acredita que eventos como este tornam a rotina escolar mais segura.

 

“Essa ação é importantíssima. Ela acontece todos os anos. A gente sempre vê a movimentação da polícia e do Detran. Eu acho muito importante para reforçarmos os cuidados com os nossos pequenos”, pontuou.
 
A operação reúne técnicos em educação de trânsito e agentes de fiscalização. Além das dicas, o Fom-Fom distribui um material informativo com dicas de segurança e cuidados necessários para circulação, respeitando os pedestres e priorizando a fluidez do tráfego de veículos.

Cuidados em veículos escolares
Outro ponto importante que está sendo abordado na ação educativa é a necessidade de os pais verificarem a procedência do transporte escolar. Essa classe de veículos deve realizar a inspeção semestralmente, ou seja, no início e meio do ano.

Para este primeiro semestre, a vistoria vai até o dia 31 de janeiro. Para garantir a segurança dos filhos, os pais devem averiguar se o carro possui o selo de inspeção semestral, que é fixado, obrigatoriamente, no para-brisa.

Durante a vistoria são observados a sinalização externa, o tacógrafo, que mede a velocidade do veículo, entre outras coisas. Para realizar a análise, os motoristas devem se dirigir ao Departamento de Táxi Coletivo, localizado na Avenida Prof. Joaquim Cavalcanti, 859 - Iputinga(BR-101, antes do viaduto da Av. Caxangá).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter