Logo Folha de Pernambuco

EUA

Em estados-chave, Trump aquece campanha e Harris se prepara para debate

Trump e Harris estão virtualmente empatados nas pesquisas

Trump está realizando um comício no estado indeciso dos EUA, Wisconsin, no sábado, enquanto a vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, se agacha em outro campo de batalha crucial, a PensilvâniaTrump está realizando um comício no estado indeciso dos EUA, Wisconsin, no sábado, enquanto a vice-presidente dos EUA e candidata presidencial democrata, Kamala Harris, se agacha em outro campo de batalha crucial, a Pensilvânia - Foto: Alex Wroblewski/AFP

O ex-presidente e candidato republicano Donald Trump fez, neste sábado (7), um discurso sombrio durante um comício em Wisconsin, um estado-chave nos Estados Unidos, enquanto a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris se preparava na Pensilvânia para o debate presidencial na próxima semana.

Trump e Harris estão virtualmente empatados nas pesquisas, com o republicano se beneficiando do "efeito teflon" que o mantém na disputa apesar da montanha de escândalos que carrega.

No comício em Mosinee, Wisconsin, o ex-presidente fez sua recorrente série de insultos, exageros e mentiras sem constrangimento, pintando um retrato apocalíptico dos Estados Unidos, uma nação que, para ele, é governada por uma ditadura de esquerda, "um regime de patifes".

No lado democrata, o vice-presidente fez uma pausa em Pittsburgh, Pensilvânia, onde se prepara para o debate de terça-feira com um tom diferente do seu adversário.

"É hora de virar a página da divisão. É hora de unir nosso país, traçar um novo caminho", defendeu Harris, que disse se sente "honrada" pelo recente apoio de dois conservadores proeminentes, o ex-vice-presidente Dick Cheney e sua filha Liz Cheney, ex-membro da Câmara dos Representantes.

Quando questionado estava pronto para enfrentar Trump no debate, Harris respondeu simplesmente: "Sim, estou."

O vice-presidente assumiu a corrida presidencial depois que o presidente Joe Biden se aposentou em 21 de julho, em meio a temores sobre sua saúde e acuidade mental.

Apesar do impulso inicial que essa mudança deu aos democratas, Harris teve que pisar no acelerador para apresentar aos deputados seu perfil e suas ideias.

O democrata recebeu críticas pela falta de detalhes em seu programa, portanto, o debate de terça-feira será uma oportunidade crucial para Harris expor claramente suas políticas e afiar suas estratégias contra Trump.

A Pensilvânia, onde Harris se prepara, está dividida por uma margem estreita entre eleições republicanas e democratas, e pode ser uma peça fundamental na quebra-cabeça que precisa ser montada estado por estado para definir as eleições presidenciais dos Estados Unidos.

O debate de terça será o primeiro encontro entre Harris e Trump.

O republicano poderia ter sido conhecido durante a posse de Biden, mas se compareceu após uma falsa alegação de que as eleições de 2020 foram roubadas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter