Logo Folha de Pernambuco

Chuvas

Em madrugada de chuvas fortes, água invade casas e causa estragos em Camaragibe

Cidade registrou grande volume de chuvas e população teme os próximos meses

Limpeza de casas após fortes chuvasLimpeza de casas após fortes chuvas - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, a água das chuvas fortes que caiu na madrugada de segunda-feira (15) invadiu casas, derrubou portões e muros, arrastou móveis pelas ruas e deixou moradores aflitos. No bairro de Alberto Maia, a chuva começou a provocar estragos às 4h e já preocupa a população sobre como deve ser nos próximos meses.

A casa de Cristina Carneiro teve o portão arrancando pela força da água. Ela mora com os filhos no imóvel em que também trabalha como boleira. A filha mais velha, Suzana, mora em uma casa no mesmo terreno. A casa de Suzana foi alagada até o teto e, sem conseguir entrar na casa até a manhã desta segunda, ela garantiu que perdeu tudo. 
 

“Há cinco anos que vou na prefeitura, no Ministério Público e tento alertar sobre isso. A gente sabia que isso aconteceria. Agora caiu um muro atrás, a gente se preocupa com nossa segurança. Já tinha enchido antes, mas, como foi dessa vez, nunca tinha acontecido na vida. A casa da minha filha encheu até o teto e ela perdeu absolutamente tudo”, narrou Cristina, que mora na mesma casa há 36 anos.

Também na mesma avenida mora Gildo Santana. Ele divide um terreno com o irmão, que mora nos fundos e os pais, que vivem na casa do térreo. “Minha mãe tem 80 anos e meu pai tem 81 anos. Fomos surpreendidos essa noite pela chuva. Perdemos tudo, não tem mais nada em casa”, contou. 

Gildo estava acompanhado da família na tarefa de limpar a lama que havia entrado em casa. “Todos filhos, irmãos. Todo mundo parou tudo. Agora, a gente paga nossos impostos”, contou. Gildo atribuiu os estragos à tubulação do bairro, que não foi concluída.

“Faz tempo que a gente alerta a prefeitura e a resposta era sempre de que não ia acontecer. Piorou quando construíram essas casas na trilha do metrô. Aqui a gente paga IPTU certinho. Prejuízo na minha casa, no meu trabalho. Era meu pão de cada dia”, disse a moradora Márcia Mônica, que mora com filhos e o marido. Ela perdeu quase tudo em casa e o trabalho, pois tem uma loja de utilidades no quintal de casa, que também foi invadida pela água.

 

Protesto
Na manhã desta segunda-feira, moradores do bairro também realizaram um protesto para pedir a prefeitura que conclua a tubulação e limpe um canal no bairro de Alberto Maia. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

O que diz a Prefeitura de Camaragibe
Por meio de nota, a Prefeitura de Camaragibe informou que foram registrados 89 milímetros de chuvas em 12 horas na cidade. A grande quantidade de água provocou alagamentos nos pontos mais baixos da cidade. A Defesa Civil afirmou que as barreiras estão secas e não há perigo de deslizamentos. Equipes técnicas estão espalhadas pelo município para colocar lonas nos principais pontos de alto risco.

Moradores de Camaragibe podem acionar a Defesa Civil através do telefone 2129-9564, que também funciona como WhatsApp e está disponível das 7h às 19h. Caso seja necessário atendimento após esse horário, é possível ligar para o *199.

Entre as ocorrências, a prefeitura registrou o desabamento de uma casa no antigo aterro do lixão, no bairro de Céu Azul. Não houve vítimas. A moradora foi acolhida e abrigada na residência de uma vizinha. Não há famílais desabrigadas e nenhuma outra ocorrência.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter