MUNDO

Em meio à tensão no Oriente Médio, Irã revela novos mísseis e drones em desfile militar

Evento anual lembra conflito contra o Iraque de Saddam Hussein; novo míssil tem alcance de mil km

Irã exibe novos drones em desfile militar neste sábado Irã exibe novos drones em desfile militar neste sábado  - Foto: ATTA KENARE / AFP

O governo iraniano exibiu, neste sábado, novos drones e mísseis durante um desfile militar que lembra o conflito contra o Iraque de Saddam Hussein, que durou de 1980 a 1988. No evento anual, os militares do Irã mostraram o míssil Jihad, armamento de longo alcance, e uma nova versão do drone Shahed.

Modelos anteriores do Shahed são usados pela Rússia na Guerra da Ucrânia. Com novos recursos, a versão exibida no desfile tem alcance operacional de mais de 4 mil km. Já o Jihad, projetado pela Guarda Revolucionária, tem um alcance de mil km.

 

— Hoje, as nossas capacidades defensivas e de dissuasão cresceram tanto que nenhum demônio sequer pensa em qualquer agressão ao nosso querido Irã — disse o presidente Masoud Pezeshkian — Com unidade e coesão entre os países islâmicos, podemos colocar no seu lugar o usurpador sanguinário e genocida Israel, que não mostra misericórdia para com ninguém, mulheres ou crianças, velhos ou jovens.

Veja também

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje
Retinoblastoma

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Caso Deolane Bezerra: MP pede substituição de prisões de investigados até novas diligências
Deolane Bezerra

Caso Deolane Bezerra: MP pede substituição de prisões de investigados até novas diligências

Newsletter