Estados unidos

Em 'oração inclusiva' no Congresso dos EUA, democrata termina prece com 'amen' e 'awoman'

Declaração ocorreu após comitê ter proposto a alteração de algumas regras no Congresso para tornar a linguagem mais inclusiva

Emanuel Cleaver, pastor e deputado democrataEmanuel Cleaver, pastor e deputado democrata - Foto: Reprodução/Youtube

O pastor e deputado democrata Emanuel Cleaver encerrou a oração de abertura da nova legislatura do Congresso dos Estados Unidos, no domingo (3), com as palavras "amen and awoman" - numa tradução literal, o homem e a mulher -, no que parece ser uma tentativa de neutralidade em termos de gênero.
 
A palavra amém, em latim, significa "assim seja" e é usada no fim de orações para expressar a ideia de concordância plena com um artigo de fé. Cleaver publicou o vídeo de sua oração no Twitter e foi criticado, especialmente por republicanos e apoiadores do partido.
 
"Amén não é uma palavra com gênero. Infelizmente, os fatos são irrelevantes para os progressistas. Inacreditável", escreveu o congressista pela Pensilvânia Guy Reschenthaler.
 
Donald Trump Jr., filho do atual presidente, também ironizou a escolha de palavras de Cleaver. "A mulher, o homem e um padre entram em um bar", publicou ele numa rede social.
 
A declaração ocorreu após um comitê ter proposto a alteração de algumas regras no Congresso para equiparar a linguagem, tornando-a mais inclusiva e neutra.
 
A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, sugeriu eliminar as referências a gênero e estabelecer um escritório de diversidade e inclusão na Casa.
 
A democrata foi reeleita líder da Câmara no domingo, superando Kevin McCarthy, deputado pela Califórnia e líder dos republicanos.


A preocupação com questões de gênero foi também uma marca da campanha que elegeu Joe Biden e Kamala Harris, a primeira mulher negra a ocupar o posto de vice-presidente.
 
Durante a transição, os eleitos escolheram nomes que oferecem maior diversidade a cargos de alto escalão do governo, tradicionalmente ocupados por homens brancos -o democrata nomeou, por exemplo, Avril Haines como a primeira mulher a servir como Diretora de Inteligência Nacional e Jannet Yellen à frente da Secretaria de Tesouro.

 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter