Logo Folha de Pernambuco

Solidariedade

Em Pernambuco, grupo pede doações para enviar a vítimas de terremoto no Haiti

Comigrar-PE receberá donativos entre os dias 3 e 10 deste mês, em quatro pontos do Recife

Cidade de Rendel, no HaitiCidade de Rendel, no Haiti - Foto: Gerson Gorguette/Cortesia

O Haiti ainda está longe de se recuperar do potente terremoto de magnitude 7,2 ocorrido no último dia 14 de agosto (seguido pela passagem do ciclone tropical Grace dois dias depois). 

O desastre natural deixou mais de dois mil mortos e outras 137 mil famílias desabrigadas, segundo a direção de proteção civil do Haiti. As autoridades locais contabilizaram que mais de 100 mil casas tiveram suas estruturas comprometidas.

Sensibilizados com a crise humanitária vivida no país mais empobrecido das Américas, o Comitê Pernambucano dos Direitos das Pessoas em Situação de Refúgio, Migração e Apatridia (Comigrar-PE) inicia, nesta sexta-feira (3), uma campanha para arrecadar doações para as famílias atingidas pela catástrofe no Haiti.

O Comigrar pede comida não perecível, material de limpeza; barracas; capas de chuva; material escolar (as aulas regressaram, mas as crianças perderam tudo) e brinquedos para crianças. 

As doações serão recebidas em quatro polos principais: o Batalhão de Polícia do Exército do Derby, a Universidade Católica de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco e a Uninassau.

No próximo dia 11 de setembro, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai para o Haiti para buscar os integrantes da missão humanitária enviada pelo Brasil no último dia 22 de agosto. O Comigrar aproveitará o voo para, então, enviar as doações.

"A vida no Brasil é difícil, imagine no Haiti. É o país mais empobrecido das Américas, acabou de receber um terremoto e junto ainda veio um furacão. Imagine o tamanho da dor. Outra coisa, ajudar um irmão no Haiti é um problema que estamos evitando aqui em Pernambuco. Dar a oportunidade para resistir no Haiti é a chance dela se restabelecer lá. Tudo no mundo é conectado, o que acontece lá pode refletir aqui daqui a alguns anos. Por isso, e sobretudo por querer bem ao próximo, é importante ser sensível e, aqueles que podem, ajudar as pessoas que estão neste momento morrendo de fome, literalmente", afirmou o haitiano Jean Baptiste Joseph, que vive no Brasil desde 2010.

Necessidades:
Comida não perecível;
Material de limpeza;
Barracas;
Capas de chuva; 
Material escolar: cadernos; lápis, canetas, etc. (as aulas regressaram, mas as crianças perderam tudo); 
Brinquedos para crianças.

OBS: O Comigrar-PE não recebe doação em dinheiro. Toda doação deve ser convertida em um dos itens acima.

Pontos de arrecadação:
Batalhão de Polícia do Exército do Derby; 
Universidade Católica de Pernambuco; 
Universidade Federal de Pernambuco;
Uninassau. 

Dias e horários de arrecadação:
Sexta (03/09): 8h-17h;
Sábado (04/09): 8h-12h;
Domingo (05/09): 08h-12h; 
Segunda-feira (06/09): 8h-17h;
Terça-feira (07/09): 8h-17h;
Quarta-feira (08/09): 8h-17h;
Quinta-feira (09/09): 8h-17h;
Sexta-feira (10/09): 8h-17h;

Organizações que irão receber os donativos:
International Women of H.O.P.E (IWOH); 
FEWG; 
Cáritas Haiti;
Grupo missionários no Haiti;

Veja também

Newsletter