Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Em reunião, AstraZeneca sinaliza à Anvisa que pedirá uso emergencial de vacina

Ainda não há informação, porém, de quando será feito o pedido

Vacinas contra a Covid-19Vacinas contra a Covid-19 - Foto: Justin Tallis/AFP

No mesmo dia em que recebeu aval para aplicação de uma vacina contra Covid-19 no Reino Unido, a AstraZeneca sinalizou em reunião com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) intenção de pedir o uso emergencial do imunizante no Brasil.

A informação foi divulgada em nota da agência nesta terça-feira (30). O pedido, no entanto, ainda não foi entregue. Segundo a Anvisa, a previsão de pedido de uso emergencial da vacina no Brasil foi discutida durante o encontro, que reuniu a alta diretoria da agência e do laboratório, e que já estava marcado para acompanhamento.

"Sobre a submissão da autorização para uso emergencial da vacina, foi informado que o pedido será feito pela Fiocruz, que é o laboratório nacional parceiro da AstraZeneca no país para esta vacina", informou a agência. Ainda de acordo com a Anvisa, a empresa disse não ter identificado dificuldades para atendimento aos requisitos para uso emergencial.

Ainda não há informação, porém, de quando será feito o pedido. Atualmente, a empresa já participa de um processo chamado de submissão contínua, o qual prevê o envio de dados sobre a vacina em etapas, até que haja o pedido formal de registro.

Questionada pela reportagem, a Astrazeneca confirmou ter tratado na reunião também da possibilidade de pedir o uso emergencial. Segundo a empresa, o encontro foi para tirar dúvidas de como a empresa deve fazer os processos para obter aval da agência.

"A agência destacou que os dados já apresentados por meio da submissão contínua para o registro serão aproveitados para a avaliação do uso emergencial, evitando o retrabalho e promovendo a otimização do processo", completa a nota da Anvisa.
O prazo para análise de uso emergencial é de até 10 dias, tempo que passa a contar da formalização do pedido.

Veja também

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter