Logo Folha de Pernambuco

covid-19

EMA se pronuncia na sexta sobre vacina da Pfizer para faixa de 12 a 15 anos

Se for aprovado, este imunizante será o primeiro a receber autorização da EMA para uso em adolescentes

Vacina da PfizerVacina da Pfizer - Foto: Martin Bureau/AFP

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anuncia nesta sexta-feira (28) se autoriza a administração da vacina Pfizer/BioNTech em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos - informou o órgão regulador europeu nesta quarta (26).

Se for aprovado, este imunizante será o primeiro a receber autorização da EMA para uso em adolescentes, dentre os 27 países-membros da União Europeia (UE). Por enquanto, é permitido para pessoas com mais de 16 anos.

 

Conforme comunicado divulgado hoje, a EMA dará uma entrevista coletiva na sexta-feira para informar sobre "os resultados de uma reunião extraordinária de seu Comitê de Medicamentos para Uso Humano (...) e sobre as indicações pediátricas da vacina Comirnaty".

Comirnaty é o nome comercial da vacina anticovid-19 desenvolvida pelo gigante farmacêutico americano Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech.

A FDA (na sigla em inglês), agência americana que regula o setor de alimentos e remédios nos Estados Unidos, já aprovou essa vacina para a faixa etária de 12 a 15 anos.

No início de maio, o diretor-executivo da EMA, Emer Cooke, anunciou que a agência faria uma avaliação rápida das informações apresentadas pelos desenvolvedores de vacinas, de modo a autorizá-la para adolescentes de 12 a 15 anos. Seus resultados eram esperados, em princípio, para junho.

Em 11 de maio, Cooke declarou a jornais europeus que a EMA havia recebido dados da Pfizer/BioNTech e que a agência, que também espera "dados de testes clínicos e de um estudo estava sendo realizado no Canadá", planejava "acelerar" sua avaliação.

Veja também

Vídeo mostra Sinwar ferido lançando um pedaço de madeira contra drone israelense
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Vídeo mostra Sinwar ferido lançando um pedaço de madeira contra drone israelense

Mulher e filhas carbonizadas em Custódia estariam planejando fugir antes de serem mortas
TRIPLO FEMINICÍDIO

Mulher e filhas carbonizadas em Custódia estariam planejando fugir antes de serem mortas; polícia caça suspeito

Newsletter