Embaixada da Ucrânia diz que invasão põe em risco a ordem mundial
Em comunicado, embaixada diz que invasão é um ato de guerra
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (24), a Embaixada da Ucrânia no Brasil afirma que a invasão russa no país é um ato de guerra e tem como objetivo destruir o estado ucraniano, tomar o território à força e estabelecer o controle da ocupação.
A nota diz ainda que o conflito é um ataque à soberania e integridade territorial da Ucrânia, uma grave violação da Carta das Nações Unidas e das normas e princípios fundamentais do Direito Internacional.
Leia também
• Brasil 'apela à suspensão imediata das hostilidades', diz Itamaraty sobre invasão russa à Ucrânia
• Ucrânia, um país há décadas entre Rússia e Ocidente
• Ucrânia rompe as relações diplomáticas com a Rússia, anuncia Zelensky
"A Ucrânia apela à comunidade internacional para que aja imediatamente. Somente passos unidos e decisivos podem parar a agressão de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Nossos parceiros devem ativar imediatamente um pacote de novas sanções. Apelamos também às capitais amigas, para que continuem fortalecendo as capacidades de defesa de nosso Estado, fornecendo armas e equipamentos militares. A nossa resposta conjunta depende agora não só da segurança dos cidadãos ucranianos, mas também da segurança dos cidadãos em toda a Europa e do futuro da ordem mundial", diz a nota.