Embaixada do Brasil em Kiev recomenda que brasileiros deixem a Ucrânia caso possam
Entidade afirma que, no momento, a situação na maior parte das regiões ucranianas é 'relativamente estável'
A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, recomendou, nesta quinta-feira (24), que os brasileiros que podem deslocar-se por meios próprios deixem o país em direção a vizinhos a oeste. A indicação vem devido à invasão ordenada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.
"Façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local", informou a entidade, em comunicado publicado no Facebook.
A embaixada afirma que, no momento, a situação na maior parte das regiões ucranianas é "relativamente estável".
Leia também
• Rússia diz que destruiu 74 instalações militares ucranianas, incluindo 11 aeródromos
• Brasil 'apela à suspensão imediata das hostilidades', diz Itamaraty sobre invasão russa à Ucrânia
• Dezoito mortos em ataque militar nas proximidades do porto ucraniano de Odessa
Para os brasileiros na capital Kiev, a recomendação parte das autoridades ucranianas. No momento, não devem sair de casa, uma vez que há grandes engarrafamentos nas saídas da cidade.
Prezados brasileiros, após uma série de ataques a alvos militares e estratégicos por todo o país, a situação na maior...
Posted by Embaixada do Brasil em Kiev / Посольство Бразилії y Києві on Thursday, February 24, 2022
"Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada", diz o texto.
Já os que moram ao leste do país, na margem esquerda do rio Dnipro, e não podem seguir para oeste por meios próprios ou de modo seguro devem deslocar-se para Kiev e entrar em contato com a embaixada pelo plantão consular +380 50 384 5484.
"Aos brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro, a embaixada orienta a procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica", fecha o comunicado.
Orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas pelos canais da Embaixada do Brasil em Kiev no Telegram e no Facebook.