Ucrânia

Embaixador da Ucrânia em Londres diz que país foi traído por Belarus

Belarus é considerado um território estratégico já que, a partir de lá, é mais fácil chegar a Kiev - capital da Ucrânia

O embaixador da Ucrânia no Reino Unido, Vadym Prystaiko, chega a 10 Downing Street, no centro de Londres, em 21 de fevereiro de 2022O embaixador da Ucrânia no Reino Unido, Vadym Prystaiko, chega a 10 Downing Street, no centro de Londres, em 21 de fevereiro de 2022 - Foto: Tolga Akmen / AFP

O embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko, disse hoje (24) que a Ucrânia foi traída por Belarus - nação que faz fronteira ao Norte com a Ucrânia.

"Quem nos traiu foi Belarus. Mísseis e tanques estão vindo de lá, passando por Belarus e isso é inesperado. Eles são nossos vizinhos. Nós sabíamos quão ruim é o ditador [Alexander Lukashenko], mas não sabíamos que Belarus iria nos trair pelo norte", afirmou.

Belarus é considerado um território estratégico já que, a partir de lá, é mais fácil chegar a Kiev - capital da Ucrânia.

Prystaiko disse que, apesar dos alertas de que Putin poderia invadir o país, para muitos ucranianos é impensável o que está acontecendo. Por outro lado, muitos cidadãos acreditam que o conflito poderia, inclusive, ter começado antes. "Muita gente acreditava nisso [invasão russa], por isso estávamos tentando entrar na Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]".

"Os russos estão tentando entrar em nossos territórios por várias cidades. Civis e militares estão sendo mortos enquanto estamos aqui. É muito difícil a gente se defender pois eles estão bloqueando o mar. A gente não tem acesso ao Mar de Azov e ao Mar Negro". De acordo com informações divulgadas em agências internacionais, os russos estão invadindo o país também pela Crimeia, território anexado em 2014.

O embaixador ucraniano disse esperar que Putin reconsidere "seriamente" o que está fazendo. Segundo ele, o maior desafio agora é definir como retirar pessoas da Ucrânia. "Sem esquecer que o espaço aéreo está fechado, não tem voos comerciais, eles nos fecharam em nosso território", lamentou.

Quanto às sanções financeiras que serão impostas à Rússia, Prystaiko disse que é necessário esperar o efeito dessas imposições. "Eu entendo que o Otan é a única força que pode fazer frente ao exército russo".

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter