Embaixador da Ucrânia na Turquia acusa Rússia de exportar 'trigo roubado'
Antes da guerra a Ucrânia estava a caminho de se tornar o terceiro maior exportador mundial de trigo
O embaixador da Ucrânia em Ancara acusou a Rússia, nesta sexta-feira (3), de roubar e exportar cereais ucranianos para a Turquia.
"A Rússia rouba os cereais da Ucrânia sem nenhum pudor e os exporta da Crimeia para o exterior, inclusive para a Turquia", denunciou Vasyl Bodnar no Twitter. "Pedimos ajuda à Turquia para resolver o problema."
O representante de Kiev na Turquia analisou os prejuízos sofridos por seu país e os danos causados pelo Exército russo, 100 dias após a invasão à Ucrânia pelas tropas de Moscou.
Pouco antes da guerra, a Ucrânia estava a caminho de se tornar o terceiro maior exportador mundial de trigo e era responsável por metade do comércio mundial de sementes de girassol e óleo.
Leia também
• Zelensky promete 'vitória' da Ucrânia no 100º dia de invasão russa
• Putin cometeu 'erro histórico' na Ucrânia, diz Macron
• Guerra na Ucrânia não terá vencedor, afirma ONU no 100º dia
A Turquia é aliada da Ucrânia, à qual fornece drones de combate, mas tenta manter uma posição neutra em relação à Rússia, da qual depende para se abastecer de energia e grãos. Ancara se ofereceu como mediadora para garantir corredores marítimos que permitiriam a exportação de cereais ucranianos.
A Ucrânia costumava exportar mensalmente 12% do trigo, 15% do milho e 50% do óleo de girassol do mundo. O conflito, que interrompeu as exportações devido ao bloqueio da Rússia aos portos ucranianos e à presença de minas no Mar Negro, provocou um aumento dos preços nos mercados agrícolas.
A ONU teme "um furacão de fome", principalmente nos países africanos, que importavam mais da metade do seu trigo da Rússia ou da Ucrânia.