Diplomacia

Embaixadora dos EUA pede a Lavrov libertação de jornalista preso na Rússia

Diplomata assegurou que o regime de Vladimir Putin utiliza os homens como "moedas de troca política" e "peões humanos"

A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, fala enquanto o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, preside uma reunião do Conselho de Segurança sobre a defesa dos princípios da Carta da ONU na sede da ONU em Nova York.A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, fala enquanto o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, preside uma reunião do Conselho de Segurança sobre a defesa dos princípios da Carta da ONU na sede da ONU em Nova York. - Foto: Timothy A. Clary/AFP

A embaixadora americana na ONU pediu, nesta segunda (24), ao chanceler russo, Sergei Lavrov, que seu país liberte um jornalista e um antigo 'marine' detidos pela Rússia.

"Peço-lhe, nesse momento, que liberte Paul Whelan e Evan Gershkovich imediatamente. Permita que Paul e Evan voltem para casa", disse Linda Thomas-Greenfield durante uma sessão do Conselho de Segurança em Nova York, presidida por Lavrov.

A diplomata assegurou que o regime de Vladimir Putin utiliza os homens como "moedas de troca política" e "peões humanos".

"Usar as pessoas como peões é uma estratégia de debilidade. Não são atos de um país responsável. E enquanto a Rússia se dedica a jogos políticos, as pessoas reais sofrem", disse.

Na presença da irmã de Whelan, Thomas-Greenfield pediu a Lavrov que a "olhasse diretamente nos olhos e visse seu sofrimento".

"Quero que veja o que é sentir falta de um irmão durante quatro anos. Saber que está trancafiado em uma prisão russa, simplesmente, porque o querem utilizar para seus próprios objetivos", disse a diplomata.

No mês passado, Gershkovich foi preso na Rússia, acusado de espionagem, o que tanto o jornalista, como o jornal para o qual trabalha, The Wall Stret Journal, e as autoridades americanas negaram.

Gershkovich, que também trabalhou para a AFP, é o primeiro jornalista estrangeiro a ser preso acusado de espionagem desde o colapso da União Soviética.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter