Emir do Catar é o primeiro chefe de Estado a visitar novo líder sírio
A embaixada síria em Doha informou à AFP que o emir se encontraria com Sharaa, "em uma visita histórica para tratar da cooperação e ajuda em vários setores"
O emir do Catar chegou a Damasco nesta quinta-feira (30) para a primeira visita de um chefe de Estado ao novo líder sírio, Ahmad al-Sharaa, designado na quarta-feira presidente interino após a queda de Bashar al-Assad.
O emir Tamim bin Hamad al Thani foi recebido em sua chegada pelo "presidente da República Árabe Síria" Sharaa, informou Palácio Amiri Diwan, sede do governo do Catar.
A embaixada síria em Doha informou à AFP que o emir se encontraria com Sharaa, "em uma visita histórica para tratar da cooperação e ajuda em vários setores".
Leia também
• Líder dos rebeldes que derrubaram Assad é nomeado presidente interino da Síria
• Catar reafirma apoio à solução de dois Estados após Trump pedir que palestinos sejam realocados
• UE aprova esboço para aliviar sanções à Síria, diz chefe da diplomacia do bloco
A visita acontece na véspera de uma série de decisões que as novas autoridades, que concentraram o poder nas mãos do novo governante, terão que tomar.
Sharaa, nomeado presidente interino por tempo indeterminado, será obrigado a formar um "conselho legislativo interino" após a dissolução do Parlamento e a suspensão da Constituição.
As novas autoridades também anunciaram a dissolução do Exército do regime de Assad e seu partido Baath, além de todas as facções armadas, incluindo a liderada por Sharaa, Hayat Tahrir al Sham.
O Ministério das Relações Exteriores do Catar elogiou na quarta-feira as "medidas para reestruturar" o estado sírio e "consolidar a paz civil, a segurança e a estabilidade".
O primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdelrahmane Al-Thani, visitou Damasco semanas antes, quando anunciou apoio técnico para reabilitar a infraestrutura da Síria, devastada por 14 anos de guerra.