Empatia e solidariedade: veja onde doar agasalhos e cobertores no Recife e Região Metropolitana
Rede de drogarias está promovendo campanha do agasalho em suas unidades
Com a chegada das estações mais frias, a população em situação de rua costuma sofrer com as baixas temperaturas. A falta de um abrigo seguro e quente pode expô-las a riscos de saúde, como hipotermia, pneumonia e outras doenças respiratórias.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas. O número é um dos reflexos da pandemia de Covid-19, que gerou impactos negativos especialmente para grupos mais vulneráveis no país.
Uma das iniciativas adotadas por pessoas e instituições para apoiar a população em situação de rua durante esta época do ano são as campanhas do agasalho. Em Pernambuco, as lojas das Drogarias São Paulo estão recebendo cobertores, roupas e agasalhos novos ou em bom estado até o dia 10 de agosto de 2023.
Leia também
• Ação solidária busca ajuda aos filhos de mulher que faleceu em maternidade
• Encontro debate políticas de saúde para população em situação de rua
• Campanha promove emissão gratuita de documentos para pessoas em situação de rua e vulneráveis
As doações podem ser feitas em qualquer uma das unidades presentes no Recife, localizadas nos bairros de Boa Viagem, Boa Vista, Casa Amarela, Caxangá, Graças, Imbiribeira, Ipsep, Madalena, Pina e Torre, além das unidades localizadas nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Vitória de Santo Antão.
As doações arrecadas serão distribuídas em pareceria com o Exército de Salvação, instituição filantrópica que atua há mais de 100 anos no Brasil com ações contra a miséria. Segundo a Drogaria São Paulo, a expectativa é arrecadar 55 toneladas de produtos nas lojas presentes no país.
Além de Pernambuco, o Grupo DPSP, que inclui também a Drogaria Pacheco, possui unidades em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Bahia e Distrito Federal.