EmpoderaLab: site reúne ações sociais realizadas contra o novo coronavírus na RMR
O laboratório de inovação social viabiliza ações de prevenção e conscientização dentro das periferias
A pandemia do novo coronavírus afetou muitas pessoas, em especial às comunidades da periferia. A fim de mapear o índice de empresas contribuintes em causas destinadas a esses moradores, foi desenvolvido Mapeamento de Iniciativas Cidadãs em Resposta a Covid-19, disponível no site http://iniciativascidadascontraocovidpe.com/.
No endereço, é possível encontrar informações de organizações colaboradoras e contato dos responsáveis, além de poder se cadastrar e contribuir com a causa social.
O projeto composto por jovens negros articuladores da comunicação periférica, surgiu em agosto de 2020, através de uma inquietação de manter-se perto de ONGs e projetos descentralizados. Atitude tem se mostrado demarcar territóriamente quais ONGs, empresas e coletivos sociais estão ofertando ato de solidariedade diante ao período pandêmico. Durante o processo de construção da plataforma, mais de 30 organizações foram inscritas e já estão disponíveis.
“Nosso objetivo principal, além de geolocalizar essas ações, é fortalecer o acesso. Sabemos que tem muitas ações que precisam não apenas de recursos materiais, mas também de voluntários”, afirma Zé Victor, Coordenador Executivo do projeto.
Leia também
• Estudo aponta onde há maior risco de gestantes contraírem Covid-19 no Brasil
• Recife libera dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos com 65 anos ou mais
• Pernambuco registra, nas últimas 24h, 394 novos casos e 12 mortes pela Covid-19
Segundo o responsável pela comunicação e redes sociais Jeffrey Vila Nova, o projeto reun qualquer tipo de organizações. “Reunimos tanto as organizações que trabalham a conscientização, desde os mais completos como as distribuições de cestas básicas, máscaras e álcool em gel. São todas e qualquer ação contra a Covid diante a pandemia” explica.
O Projeto EmporderaLab tem articulado a participação de colaboradores nas regiões comunitárias da Região Metropolitana do Recife, que possuem o desejo de ajudar a causa local. “Fico feliz em contribuir com esse projeto que coloca em evidência quem tem sido sopro de vida”, finaliza Zé Vitor.