Logo Folha de Pernambuco

EMPREENDEDORISMO

Empreendedoras de comunidades do Recife realizam feira de negócios no bairro do Pina

Feira será realizada neste sábado (14), no Compaz Leda Alves

Ciclo formativo da PerifeiraCiclo formativo da Perifeira - Foto: July Batista/Divulgação

No próximo sábado (14), a partir das 14h, será realizada a 1ª Perifeira, uma feira idealizada para impulsionar negócios locais que oferecem serviços variados. A atividade acontecerá em frente ao Compaz Atriz Leda Alves, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

O evento destaca a expressão da personalidade de dez mulheres negras e periféricas, moradoras do Pina, em seus talentos profissionais. Entre as selecionadas, está a nails designer Maria Eduarda Monteiro, proprietária da Monteiro Nails, criada em 2021.

“A Monteiro Nail surgiu de uma curiosidade e virou uma possibilidade de uma vida melhor. Com meu negócio, busco sempre usar as unhas como forma de comunicar a personalidade e isso inspirou o surgimento do projeto chamado Nail Personality, abraçado por artistas do meu bairro”, explica Maria Eduarda.

Diversos serviços serão oferecidos, incluindo alimentação, beleza, moda e bem-estar. Luciana Silva, empreendedora da marca Moda Mangue, aborda a temática sustentável ao reutilizar escamas de peixe, redes de pesca, conchas e outros materiais. 

“A importância de um trabalho como nosso é formar uma aliança de compromisso social e ambiental para que nós, pessoas periféricas que vivemos na beira da Maré, que usamos a própria concha dos mariscos do sururu para fazer aterro para ter onde morar, comecemos a perceber que é possível fazer outros usos, repaginando esses resíduos. A importância desse trabalho é a busca constante pelo belo e pela justiça social”, destaca Luciana.

Outras empreendedoras também participarão da Perifeira: Duda Lopes (Duda Nails), Naara Tati (Xique Xique 081), Jeisse Kelly (Jkonfeiteria), Edsandra Chaves (Criola Braids), Isabelle Caldas (Criações Òdàrà), Mayza Lima (barbeira autônoma), Marta Fernandes (Studio Marta Fernandes) e Andreia Batista (Spa Cantinho da Paz).

Todas as participantes passaram por um ciclo formativo no Compaz Atriz Leda Alves, que incluiu atividades como Roda de Conversa e Acolhimento, Gestão de Marca no Instagram para Tempos Reais e Conexões que Transformam: Empreendedorismo e Impacto Positivo.

“Foi de grande importância esse momento de trocas e saberes com a equipe e tantas outras integrantes da Perifeira. Nos fortalecemos e nos conectamos, entendendo nossa potência e força. Foi muito enriquecedor e transformador. Acredito que com toda essa potência, a Perifeira tem sido uma virada de chave para todas as feirantes”, afirma Naara Tati, gestora da Xique Xique 081.

“A Perifeira ofereceu vários encontros onde conseguimos nos conhecer melhor, aprender e destacar nossos talentos e habilidades, mostrando que, juntas, somos uma força poderosíssima no mundo dos negócios. A união de mulheres periféricas nos faz desafiar os estereótipos de gênero e raça além de promover a igualdade no mercado de trabalho”, ressalta Jeisse Kelly, gestora da JKonfeitaria.

“É uma ferramenta para conectar a economia criativa através do empreendedorismo feminino e que reflete a resistência e a dignidade dessas pessoas envolvidas. É um projeto que fala das pessoas e que impacta a comunidade do Bode por meio da valorização da identidade local e os insumos desse lugar”, comenta Mari Passos, idealizadora da Perifeira.

Programação
A programação da 1ª Perifeira do Pina incluirá música, painel formativo e valorização da cultura popular. O painel “Mulheres que transformam: empreendedorismo feminino e impacto social” terá a participação de Tayná Passos, pesquisadora e ganhadeira da Dùn Ajeun, e Luana Maria, CEO da Pajubá Tech, com mediação de Maria Rocha, antropóloga e produtora cultural.

As atrações culturais confirmadas incluem o grupo Baque Mulher, formado apenas por mulheres da comunidade do Bode, a cantora Michelle Monteiro, que apresentará um repertório de música popular brasileira, e o grupo de danças urbanas Baile Charme Rec, que celebra a negritude periférica recifense.

“Será um momento de celebração da força da perifeira como um local de abundância e inventividade. Além da feira, a culminância traz essa carga, pois nosso território é repleto de empreendedoras de música. Isso é riqueza”, conclui Mari Passos.

Serviço 

Evento: 1ª Perifeira do Pina
Local: Compaz Atriz Leda Alves, localizado no Pina, Zona Sul do Recife
Dia: 14 de dezembro de 2024
Horário: a partir das 14h

Programação cultural: 

16:00 Baque Mulher 
17:00 Painel “Mulheres que transformam: empreendedorismo feminino e impacto social” - Convidadas: Tayná Passos e Luana Maria | Mediação: Maria Rocha
18:00 Michelle Monteiro 
20:00 Baile Charme Rec

Veja também

Impressões digitais na cena do assassinato de CEO em NY correspondem às do suspeito
crime

Impressões digitais na cena do assassinato de CEO em NY correspondem às do suspeito

Putin e Orban conversam por telefone e discutem possível cessar-fogo no Natal
diplomacia

Putin e Orban conversam por telefone e discutem possível cessar-fogo no Natal

Newsletter