Empresas chinesas ganham licitações para explorar petróleo no Iraque
Os planos para construir infraestruturas no país do Oriente Médio são financiados pela venda diária de 100.000 barris de petróleo iraquianos à China, em virtude de um acordo assinado em 2019
Empresas da China ganharam várias licitações para explorar dez campos de petróleo e gás no Iraque, anunciou nesta segunda-feira (13) o Ministério do Petróleo iraquiano.
Sete companhias chinesas, incluindo Sinopec, UEG, CNOOC Iraq e Anton Oilfield, arremataram dez projetos, incluindo oito campos petrolíferos e dois com reservas potenciais de petróleo e gás, enquanto a empresa iraquiana KAR ganhou três campos, detalhou a pasta.
Leia também
• Petróleo fecha em alta, com importações da China, estoques dos EUA e geopolítica no radar
• Petróleo sobe apoiado pelos bombardeios israelenses em Gaza
• Estoques de petróleo nos EUA caem 1,362 milhão de barris, revela DoE
Nos últimos anos, a China conseguiu se estabelecer no Iraque, expandindo a sua presença nos setores do petróleo e da construção, tornando-se um dos principais importadores do petróleo bruto iraquiano.
O Iraque também faz parte da iniciativa das Novas Rotas da Seda da China .
Os planos para construir infraestruturas no país do Oriente Médio são financiados pela venda diária de 100.000 barris de petróleo iraquianos à China, em virtude de um acordo assinado em 2019.