Logo Folha de Pernambuco

Educa Mais Brasil

Enade 2019: alunos da rede privada foram maioria na avaliação, segundo Inep

Participação desses estudantes foi de 76%; edição teve 389.843 avaliados

AlunosAlunos - Foto: Agência Educa Mais Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na terça-feira (20) os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Participaram da edição 389.843 estudantes, sendo 76% deles vindo de instituições de ensino superior particulares – ou seja, 296.421 participantes. No Enade 2019, foram avaliados cursos de bacharelado em engenharia, arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins, além dos cursos tecnológicos nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Quanto à modalidade de ensino dos candidatos avaliados, as graduações presenciais continuam sendo maioria, com 95% (371.692) dos avaliados, contra 5% (18.151) dos que cursaram a graduação por meio da educação a distância (EaD).

O resultado divulgado pelo Inep também apontou que 60% dos estudantes concluintes do ensino superior que participaram do Enade receberam tiveram subsídios ou financiamentos públicos, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Ao todo, 84,6% (329.571) têm entre 18 e 33 anos.

Sobre o Enade
O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. A prova é composta de 40 questões, divididas em formação geral, que avalia aspectos da formação profissional relativas a atuação ética, competente e comprometida com a sociedade em que vive, e componente específico, voltada para as competências, habilidades e objeto de conhecimento de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter