Encerramento da Festa do Morro terá missas desde a 0h e carreata; veja a programação completa
As atividades da popular Festa do Morro, que completou 117 anos em 2021, chegam ao fim nesta quarta-feira (8). Com programação desde o dia 28 de novembro, o último dia, que é na data dedicada à Imaculada Conceição de Maria, conta com missas a partir das 0h, carreata à noite e missa de encerramento celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A expectativa é receber até 400 mil fiéis ao longo de todo o dia.
Desde a 0h - quando foi celebrada a primeira Santa Missa do dia - há celebrações no palco montado na área externa do Santuário, que fica no Morro da Conceição. As demais cerimônias ocorreram às 2h e 4h e seguem ao longo do dia, às 6h, 8h, 10h, 12h e 14h, no mesmo local.
Já dentro do Santuário, as celebrações têm início à 1h e as outras sete Santas Missas previstas na Igreja vão ser realizadas às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h, com capacidade de público para até 800 devotos por celebração.
Faça aqui o download do pôster de Nossa Senhora da Conceição
Com o tema "Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos" e lema "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe", a Festa terá ainda a, a popular “Festa do Morro” volta as vias do carreata com a imagem da Santa do Morro. A concentração do percurso tem início às 15h, na Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e saída prevista às 16h, quando seguirá em direção à Praça do Morro da Conceição, com chegada prevista para as 18h30. E a missa de encerramento, que será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, terá início às 19h30.
Leia também
• Santa Missa do Exército Brasileiro retorna a Festa do Morro
• Festa do Morro: mais ônibus e TI aberto de madrugada; confira as linhas beneficiadas
• Festa do Morro 2021 anuncia programação, com retorno de carreatas e missas campais
Trânsito e transporte
O trajeto percorrerá pela Ponte do Limoeiro, seguindo pela Avenida Norte, e pelo Largo Dom Luiz. Quando chegar no Morro, somente o carro do andor subirá, pela Rua Itacoatiara. Haverá
bloqueios nessas vias, que serão itinerantes, ou seja, feitos e desfeitos de acordo com a passagem da carreata.
Para auxiliar no trânsito, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) segue com a operação especial. No total, um efetivo de 50 a 80 agentes de trânsito estará na rua para dar apoio à operação.
Para dar conta do fluxo de fiéis, o Grande Recife Consórcio de Transporte também preparou um esquema de mobilidade para o feriado, com a circulação de 281 ônibus pela região. Juntos, farão 2.536 viagens ao longo do dia, o que representa 123 ônibus e 999 viagens a mais que em feriados
Também será feita a implantação de parada provisória na Avenida Norte. Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros no sentido cidade/subúrbio, a parada de nº 110044 – em frente à Escola Profissionalizante Dom Bosco – se tornará temporariamente seletiva atendendo apenas as linhas 641 – TI Macaxeira/Encruzilhada e 645 – TI Macaxeira (Avenida Norte).
Após o Largo Dom Luis, próximo ao Supermercado Mais Você, será implantada uma parada provisória atendendo as outras 11 linhas que passam pelo local: 330 – Casa Amarela/CDU (Av. Caxangá); 517 – Córrego do Inácio; 612 – Morro da Conceição (Cruz Cabugá); 621 – Alto Treze de Maio (Príncipe); 622 – Vasco da Gama (Cabugá); 623 – Vasco da Gama (João de Barros); 624 – Brejo (Conde da Boa Vista); 631 – Nova Descoberta (Cabugá); 632 – Alto do Refúgio (Cabugá); 642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644 – Largo do Maracanã (Conde da Boa Vista). Especificamente as linhas 612 – Morro da Conceição (Cruz Cabugá) e 613 – Morro da Conceição (Bacurau) terão seu terminal transferido para a Rua Pedro Allain, das 17h da sexta-feira até o encerramento da Festa e a liberação das vias pela CTTU.