Logo Folha de Pernambuco

Chuvas

Enchentes deixam rastro de lama e lixo nas ruas do Recife

Segundo os moradores ouvidos pela Folha de Pernambuco, embora os alagamentos na área fossem comuns no inverno, a "cheia" desta vez atingiu vias e casas mais altas

Entulhos estão acumulados nas ruas de CoqueiralEntulhos estão acumulados nas ruas de Coqueiral - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Depois da tempestade, vem a sujeira. As enchentes que tomaram a Região Metropolitana e a Zona da Mata na última semana deixaram um rastro de lama e lixo nas ruas. Entre as que ainda sofrem com os danos da chuva está o bairro do Coqueiral, Zona Oeste do Recife, onde muitos moradores, que perderam tudo o que tinham, convivem, desde sábado, com montes de entulho na porta de casa.

Segundo os moradores ouvidos pela Folha de Pernambuco, embora os alagamentos na área fossem comuns no inverno, a "cheia" desta vez atingiu vias e casas mais altas, que nunca tinham sido invadidas pela água.


O aposentado Carlos de Souza Calábria, de 70 anos, foi um dos prejudicados. Ele mora há mais de seis décadas na rua Manuel Teixeira e teve a casa quase toda inundada. Tudo o que possuía se perdeu. "Teve inundação em 1966, 1990 e agora. Esta foi a maior. Saí tirando, levantando, mas não adiantou de nada. Perdi roupa, cama, geladeira, fogão. Joguei tudo fora", disse.



A também aposentada Terezinha Maria de Jesus, 72, é outra moradora que contabiliza os prejuízos. Roupas, colchões, guarda-roupa, sofá, até o carro do marido, tudo se estragou debaixo d'água. Com a demora na retirada do lixo pelas equipes de limpeza urbana, ela pagou a uma pessoa para fazer o serviço. "A prefeitura diz que não pode entrar aqui para pegar, só na principal [rua Coripós]. Ontem (terça-feira) eles vieram, hoje eu não vi", relata.

Em nota, a Prefeitura do Recife esclarece que desde o último sábado (28) reforçou os serviços de limpeza urbana em toda a cidade, mobilizando um efetivo com mais de 2 mil servidores da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para limpar e retirar lixo e os entulhos acumulados em função das fortes chuvas do fim de semana.

Até o momento, mais de 25 mil toneladas foram retirados das ruas. Somente no bairro do Coqueiral, a Emlurb tem 80 profissionais dedicados ao trabalho, com o suporte de 20 veículos, como pás-carregadeiras, retroescavadeiras e caminhões-caçamba. Já no bairro de Tejipió, são 50 homens com o apoio de dez veículos, como retroescavadeiras e caminhões-caçamba.

 

Veja também

Ação da Neonergia vai substituir 700 lâmpadas de Institutos Federais de Pernambuco
Instituição de Ensino

Ação da Neonergia vai substituir 700 lâmpadas de Institutos Federais de Pernambuco

Reações às ordens de prisão do TPI contra Netanyahu, Gallant e Deif
justiça

Reações às ordens de prisão do TPI contra Netanyahu, Gallant e Deif

Newsletter