Encontro traz a ciência para desmistificar uso curativo da cannabis sativa
I Jornada Regional da Cannabis Medicinal acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem
Para ampliar os conhecimentos sobre a temática, a I Jornada Regional da Cannabis Sativa Norte-Nordeste (JRCMed) reúne especialistas, cientistas e médicos que estudam a planta para fins de uso medicinal. O encontro acontece no Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, nesta sexta-feira (8), a partir das 14h, e neste sábado (9), a partir das 8h30.
A capital pernambucana foi escolhida no Nordeste para a jornada por abrigar um dos principais polos médicos do País, além de ser um centro de referência em pesquisas. A Jornada é o primeiro recorte regional da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal (CICMed), realizada em São Paulo, em 2022, e tem como objetivo desmistificar a planta, conhecida como maconha, que ainda é vista, pela maioria das pessoas, apenas como uma droga ilícita. Dez palestrantes vão tratar do assunto.
Leia também
• Covid-19: Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos
• Saúde monitora novas variantes e reforça vacinação contra covid-19
• Plano de saúde tem que cobrir cirurgia de redesignação sexual, decide STJ
Para Hélio Mororó, presidente da jornada e professor de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), é preciso esclarecer a sociedade sobre as propriedades da Cannabis sativa para tratar dores intensas e até mesmo doenças raras.
“A cannabis, por si só, já é uma farmácia completa. Não podemos deixar de usar um recurso natural, fitoterápico, uma ferramenta de tratamento complementar que tem ajudado várias pessoas, em todo o mundo, a enfrentar doenças”, diz o médico.
“Serão 22 palestras que irão diminuir o preconceito e mostrar a diferença do uso medicinal para o uso recreativo, hedônico ou adulto da planta”, complementa Mororó.
Entre as inúmeras doenças que podem ser tratadas com medicamentos à base da Cannabis Medicinal, Hélio Mororó cita o câncer, Alzheimer, Parkinson, autismo, epilepsia e fibromialgia, além de doenças autoimunes.
Entretanto sua aplicabilidade esbarra em desafios, como o desconhecimento por parte dos profissionais de saúde dos benefícios advindos do óleo de cannabidiol. Na odontologia, por exemplo, os cirurgiões-dentistas já são parceiros de longa data dos médicos que indicam o fitofármaco.
“A Cannabis é fantástica também na odontologia, desde a prevenção de cáries, de gengivite e na síndrome da boca ardente, além das dores orofaciais que podem não ter origem odontológica”, pontua o professor Hélio Mororó. Inclusive, a temática será abordada na aula proferida pelo professor Guilherme Martins (DF).
Comissão da OAB
Outros desafios abordados pelos representantes da Comissão da OAB-PE, que assessora pacientes e profissionais no campo da saúde, é ampliar o debate do uso medicinal para o Poder Judiciário.
Robson Evangelista, secretário geral da comissão, avalia como essencial que o debate e o acesso ao conhecimento sejam ampliados em favor de salvar vidas.
Nesse sentido, o trabalho da Comissão é o de atuar prestando assessoria aos pacientes e também médicos para facilitar, por exemplo, na importação da medicação que, em geral, é originária de países como os EUA e Canadá.
Veja a programação
Sexta-feira (8) - Tarde
- 14h00 - 14h10
Abertura oficial
Hélio Mororó- Médico Cardiologista, Geriatra e Nutrólogo e presidente da 1ª Jornada Regional da Cannabis Medicinal Norte Nordeste
- 14h10 -15h10
Há evidências no uso de Canabinóides na psiquiatria?
Wilson Lessa - Médico Psiquiatra e Psiquiatra Forense e Professor da UFRR e UFPB
- 15h10 – 15h50
Traumas emocionais e Cannabis
Lauro Pontes - Doutor em psicologia pela UERJ, psicólogo clínico, supervisor, pesquisador
- 15h50 – 16h20 - Intervalo - Coffee Break
- 16h20 - 17h10
O uso dos fitocanabinoides na Saúde da Mulher
Hélio Mororó - Médico Cardiologista, Geriatra e Nutrólogo e presidente da 1ª Jornada Regional da Cannabis Medicinal Norte Nordeste
- 17h10 - 18h00
Outras moléculas que regulam o SEC
Janaína Barboza -Pós-graduação médica lato sensu em Bioquímica Médica aplicada à prática Ortomolecular e Medicina Estética
Sábado (9) - Manhã
- 08h30 - 09h30
Uso dos fitocanabinoides no câncer: qualidade de vida vs efeito antitumoral
Gabriel Barbosa - Bacharel e Mestre em Biotecnologia Supervisor de P&D e Assuntos Regulatórios
- 09h30 - 10h00
O uso dos fitocanabinoides na epilepsia
Flávio Alves- Presidente da APMC
- 10h00 - 10h30 - Intervalo - Coffee Break
- 10h30 - 11h20
Aplicações dos fitocanabinoides nas doenças neurodegenerativas
Hélio Mororó
- 11h20 – 12h00
Canabinoides e Esquizofrenia, causa ou consequência?
Wilson Lessa
- 12h00 - 12h40
O uso do Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista
Flavio Alves - Médico pediatra e Neuropediatra, diretor científico da Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide (APMC).
- 12h40 - 13h00
Perguntas
- 13h00 - 14h00 - Intervalo
Sábado (9) - Tarde
- 14h00 - 14h40
Cannabis e interações medicamentosas
Emanuele Miranda -Medica e Enfermeira
- 14h40 – 15h40
Uso de fitocanabinoides na dor
Rafaela Espósito- Diretora Médica do Instituto Sativa
15h40 - 16h20 - Intervalo
- 16h20 - 17h00
Farmacologia dos Principais Canabinoides: O sistema endocanabinoide e o endocanabinoidoma como alvos de ação farmacológica dos fitocanabinoides
Vivian Dalla Colletta- Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá, UEM
- 17h00 - 17h40
Canabinoides na dor odontológica
Guilherme Martins- Cirurgião-Dentista Especialista em Periodontia e Implantodontia
- 17h40 - 18h00