Logo Folha de Pernambuco

Elizabeth II

Encontros históricos e curiosidades sobre a rainha Elizabeth II

De presidentes a cantores famosos, a rainha encontrou diversas personalidades políticas e artísticas durante seu reinado

Rainha Elizabeth com a cantora Lady Gaga em dezembro de 2009Rainha Elizabeth com a cantora Lady Gaga em dezembro de 2009 - Foto: Leon Neal / AFP

Do presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower a Lady Gaga, a rainha Elizabeth II encontrou as principais personalidades políticas e artísticas durante seu reinado de sete décadas.


De leste a oeste

Desde sua ascensão ao trono em 1952, a rainha conheceu todos os presidentes em exercício dos EUA, exceto Lyndon Johnson e Joe Biden, totalizando 12 de Dwight Eisenhower a Donald Trump

Durante a Guerra Fria, as relações com os líderes do bloco soviético e seus aliados eram poucas. Nikita Khrushchev foi recebido no Palácio de Windsor em 1956. 

Então só em 1989 e durante a perestroika, um sucessor distante, Mikhail Gorbachev, teve essa honra. 

Elizabeth II foi a primeira monarca britânica na história a pisar em solo russo, convidada por Boris Yeltsin em 1994. O presidente russo, Vladimir Putin, fez uma visita de Estado ao Reino Unido em 2003.


Guerra e paz

De Madre Teresa de Calcutá à jovem Malala Yusafzai, Elizabeth II elogiou o empenho de vários ganhadores do Prêmio Nobel da Paz. 

Ela tinha uma relação especialmente próxima com Nelson Mandela, um dos poucos que a chamava pelo nome. 

Mas a chefe de Estado britânica também recebeu com honras representantes dos piores regimes autoritários, como o presidente do Zaire (atual República Democrática do Congo) Mobutu Sese Seko, em visita oficial a Londres em 1973, e o ditador romeno Nicolae Ceausescu em 1978.

Momento histórico

Em 27 de junho de 2012 houve um aperto de mão histórico entre o monarca e Martin McGuinness, ex-comandante do grupo armado Exército Republicano Irlandês (IRA), que se tornou número dois do partido Sinn Fein, que não reconhece a soberania da rainha na região da Irlanda do Norte. 

A foto deste momento, 14 anos depois dos Acordos de Paz da Sexta-feira Santa, que encerraram o conflito entre unionistas protestantes e republicanos católicos, correu o mundo.


Renomados artistas

A rainha conheceu alguns dos artistas mais renomados dos séculos XX e XXI: Maria Callas, Marilyn Monroe, Rudolf Nureyev, Charlie Chaplin, Frank Sinatra, Elizabeth Taylor e Brigitte Bardot. 

Em sua autobiografia, a escritora britânica Agatha Christie descreveu comprar um carro e jantar com a rainha em Buckingham como dois dos momentos mais emocionantes de sua vida. 

Lembrou-se "da bondade e naturalidade" de Elizabeth II, "tão pequena e delicada, em um simples vestido de veludo preto, embelezado com uma joia magnífica".


Estrelas do pop

De Michael Jackson ainda adolescente a Lady Gaga e Madonna, a rainha foi apresentada às estrelas pop mais conhecidas, às vezes, em situações cômicas. 

Em 1º de dezembro de 1997, Elizabeth II, com seu penteado impecável e luvas brancas, foi fotografada apertando a mão das Spice Girls, que usavam decotes profundos. 

Em 2005, durante uma recepção em reconhecimento à indústria musical britânica, a monarca perguntou a Eric Clapton se ele já tocava guitarra há "muito tempo". 

"Deve ter cerca de 45 anos", respondeu o conhecido músico, que tinha 59 anos na época.


De braço com James Bond

Elizabeth II ainda teve a oportunidade de cruzar com personagens fictícios. Em 2012, ela foi escoltada por seu agente secreto mais conhecido, James Bond (interpretado por Daniel Craig), em um curta-metragem filmado para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres. 

Um ano depois, ela recebeu um prêmio honorário Bafta British Film por sua atuação. 

A rainha também encontrou em várias ocasiões com sua intérprete na ficção, a atriz Helen Mirren, vencedora de um Oscar por sua atuação em "A Rainha" (2006) e a quem concedeu um título de nobreza em 2003.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter