Tema da redação do Enem 2023 aborda invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher
Exame Nacional do Ensino Médio começou a ser aplicado neste domingo (5)
Iniciado neste domingo (5), o Enem 2023 tem como tema da redação"Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". Além do texto discursivo, estudantes de todo o Brasil também responderão 90 questões de linguagens, códigos e ciências humanas durante o primeiro dia de prova.
Leia também
• Candidatas não fazem prova do Enem na Unicap por falta de documento de identidade
• Escolas sem energia em São Paulo funcionam com geradores no Enem, neste domingo (5)
• Portões nos locais de prova já estão fechados no primeiro dia do Enem
De acordo com o INEP, cerca de 4 milhões de candidatos deverão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio neste ano. Desse total, mais de 1,8 milhão já concluiu o ensino médio, enquanto outros 1,4 milhão de inscritos devem concluir a etapa neste ano.
Os participantes deverão discorrer sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, respeitando os critérios disponibilizados no portal do Inep e na Cartilha de Redação do Enem 2023. pic.twitter.com/8sN2HBEf0e
— Inep (@inep_oficial) November 5, 2023
Ao realizar o Enem, o estudante está apto a concorrer a diversas vagas em instituições de ensino superior nacionais e em Portugal. O resultado do exame é utilizado como forma de ingresso nas universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni).